A Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde arrancou ontem, 20 de novembro, com a exposição Cidades Educadoras, e com a realização da peça de Teatro “Proteção da Floresta”.
Teatro “Proteção da Floresta”
No âmbito do arranque a Semana da Floresta autóctone de Vila Verde realizou-se na EB de Atães, a peça de Teatro “Proteção da Floresta”, uma atividade dinamizada pelos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
Segundo os autores, esta atividade consiste na dramatização de uma peça de teatro sobre as boas práticas a ter na floresta, sendo esta encenada por um grupo de alunos da EPATV, munidos dos respetivos adereços e figurinos. O objetivo desta original peça de teatro é "alertar toda a comunidade escolar, para pequenas práticas que são realizadas inocentemente e que podem prejudicar a floresta, nomeadamente o lixo que fica para trás, as fogueiras para os churrascos, os passeios de motocross por trilhos não autorizados, entre outros".
Pretende-se, portanto, incentivar toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), a assumir o compromisso de promover boas práticas na preservação da Floresta.
GALERIA FOTOGRÁFICA
Exposição Cidades Educadoras
A
Exposição Cidades Educadoras, esteve patente ao público até ao dia 24 de novembro, no edifício da Câmara Municipal de Vila Verde, é constituída a
Exposição Itinerante da Rede Territorial Portuguesa das Cidades
Educadoras.
Esta
iniciativa surge no âmbito da Semana da Floresta Autóctone, que decorreu
de 20 a 26 de novembro e que encerra uma série de atividades dirigidas à
comunidades escolar e à sociedade civil. Tem como objetivo sensibilizar
para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua
importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as
proteger.
Refira-se
que em 2013, o Município de Vila Verde aderiu à Associação
Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a
Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que
promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em
toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta
de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
O
conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é
uma responsabilidade de toda a sociedade e de que a Educação não se deve
centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo
de toda a vida. Trata-se de uma exposição que dá relevo aos vinte
princípios da Carta das Cidades Educadores, que no seu conjunto
convergem para a necessidade da construção de uma Cidade cada vez mais
participada e humanizadora.
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