segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SEMANA DE FLORESTA AUTÓCTONE - Alunos das Escolas Básicas de Cervães e Moure e Ribeira do Neiva entusiasmados com a libertação de animais da fauna autóctone

Os alunos das Escolas Básicas de Cervães e Moure e Ribeira do Neiva participaram no dia 22 de novembro, em ações de libertação de animais da fauna autóctone, uma iniciativa inserida na programação Semana da Floresta Autóctone, promovida pelo Município de Vila Verde e que contou com o apoio do Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda e Gerês (PNPG).
Preservar as espécies da fauna autóctone, bem como os seus habitats foi o principal objetivo desta ação que deixou as crianças daqueles estabelecimentos de ensino muito entusiasmadas e eufóricas, pois tiveram a oportunidade de tocar e conhecer as particularidades de cada uma das espécies libertadas.
A Vereadora da Educação, Drª Júlia Fernandes, esteve presente na ação de libertação de um animal na EB de Moure e Ribeira do Neiva e aproveitou a ocasião para participar na cerimónia do hastear a Bandeira Eco-Escolas 2016-2017, atribuída àquele estabelecimento, por contribuir e desenvolver iniciativas de defesa do meio ambiente.

Alunos da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva assistiram à libertação de um Açor
Durante a manhã, os alunos da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva assistiram à libertação de um Açor (Accipiter gentilis), uma espécie de ave de rapina diurna, parecida com o falcão, que voa rapidamente. Segundo o Sr. Francisco, Técnico daquele Centro do PNPG “ Esta ave tem um corpo forte, asas robustas e cauda comprida. Os adultos apresentam um tom acinzentado no dorso, e no peito e abdómen são esbranquiçados com barras horizontais de cor cinzento-escuro. Esta Ave foi alvo de reabilitação no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do PNPG, por ter estado em cativeiro durante 2 anos, e por ter levado um tiro.”

Alunos da Escola Básica de Sobral - Cervães assistiram à libertação de uma águia-de-asa-redonda
Na parte da tarde os alunos da Escola Básica de Sobral - Cervães assistiram à libertação de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). Segundo o Técnico da PNPG “Esta espécie é uma ave de rapina de tamanho médio e aspecto robusto, cabeça pequena e cauda curta. Apresenta uma plumagem altamente variável desde o castanho-escuro com as asas com listras de tons claros até a branco-creme com as margens das asas escuras.” Aquele técnico informou também que “Esta ave foi recolhida no concelho de Vila Verde, na região de Cabanelas, também ela vítima de tiro. É importante frisar que esta ave foi libertada num local próximo do local onde foi encontrada.”
A anteceder estas ações foi realizado junto dos alunos uma simples e breve explicação teórica, para os informar e lhes dar a conhecer as principais causas que levam à necessidade de recuperar estes seres vivos (atropelamento, incêndios, linhas elétricas, etc), alertando, ainda, a comunidade escolar para os procedimentos que deverão adoptar sempre que encontrem um animal silvestre ferido ou debilitado. Foi ainda apresentada uma coruja de cerca de 7 meses de idade que se encontra em recuperação no CENTRO RECUPERAÇÃO DE FAUNA SELVAGEM DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS e que entusiasmou todas as crianças que assistiram à ação de sensibilização.
Importa referir que os animais que foram libertados provêm do CENTRO RECUPERAÇÃO DE FAUNA SELVAGEM DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS, cuja entidade gestora é o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo que os mesmos foram previamente entregues neste local, por se encontrarem debilitados ou feridos. Depois de passarem por um processo de reabilitação, são libertados quando já estão totalmente aptos a regressar ao seu habitat natural.




GALERIA FOTOGRÁFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário