segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Jardim de Infância de Carreiras S. Tiago

Tema: “Sons Musicais”
Atividade : Dia da Música
Aprendizagens a promover:
Identificar e descrever os sons que ouve
Elaborar improvisações musicais
Valorizar a música como fator de identidade social e cultural.

O dia Internacional da Música comemora-se no dia um de outubro. Este dia foi criado em 1975 com o objetivo de levar a arte musical a todos os setores da sociedade e promover a paz e a amizade entre as pessoas (ideais da Unesco).
Na nossa sala assinalamos este dia com muita alegria e boa disposição. Durante a semana andamos muito atarefados com a organização da sala, mas ainda tivemos tempo para reconstruir alguns instrumentos musicais utilizando materiais de desperdício (caixas de sapatos e cartão), aliando o reaproveitamento de materiais à diversão.
Convidamos a tia da Iara para vir tocar concertina e ainda tivemos tempo para experimentar esse instrumento musical.
Na sexta feira, algumas crianças formaram uma orquestra e imaginaram que eram grandes violinistas.
Conforme as Orientações Curriculares (2016) pág. 58, “A abordagem à Música no jardim de infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem estar da criança. Esta abordagem integra-se nas vivências e rotinas da sala, valoriza os interesses e propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática do ouvir e “fazer” música. Pressupõe, assim, uma prática sistemática e contínua, com uma intenção específica, direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.”
Como evidencia da atividade mostramos algumas fotografias.






Sem comentários:

Enviar um comentário