quarta-feira, 3 de julho de 2024

Exposição “PiquenicArte” inserida no projeto Escola + Verde e Regime de Fruta Escolar

 Vila Verde: crianças convidam para piqueniques saudáveis com arte e talento






















No âmbito do projeto Escola + Verde e Regime de Fruta Escolar, o edifício da Câmara Municipal de Vila Verde tem patente ao público uma exposição de trabalhos criativos das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho, com inspiração em piqueniques saudáveis.
Na abertura da exposição, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, a excelência dos trabalhos. “De ano para ano, as nossas crianças fazem trabalhos maravilhosos e coisas extraordinárias, numa bela demonstração do seu talento e da sua criatividade”.
A autarca elogiou os resultados do Projeto Escola + Verde, que conta já 15 anos e “é muito acarinhado por toda a comunidade escolar”, de tal forma que, “perante qualquer desafio que seja lançado pela equipa municipal da Educação, os resultados são sempre surpreendentes”.
“As crianças são extremamente talentosas”, enfatizou Júlia Fernandes, aproveitando para sublinhar a importância da sensibilização ambiental.
“Estes trabalhos são um excelente exemplo do que se pode fazer com o recurso a materiais de desperdício e, se toda a população do concelho fizesse o que as nossas crianças fazem, seríamos o melhor concelho do mundo a reciclar e a saber o que fazer com os materiais, fazendo a separação de resíduos e pondo em prática a política dos três R`s”, sustentou.
A sessão inaugural contou também com a presença dos evereadores do executivo municipal, dos diretores dos agrupamentos de escolas e da equipa da educação e do ambiente do município.
No âmbito deste projeto, as crianças foram desafiadas a usar a imaginação e a criatividade para criarem um cesto de piquenique saudável, dando especial ênfase à fruta. O objetivo é dar a conhecer quais os alimentos mais saudáveis a escolher, proporcionando momentos de exploração, promoção de hábitos e aprendizagem de conteúdos relacionados com a alimentação saudável e sustentável. Ligando a cultura local a esta atividade, as crianças puderam também utilizar os motivos dos Lenços de Namorados para decoração da toalha ou pano do cesto de piquenique.

ESCOLA+VERDE
O projeto Escola+Verde, iniciado há 15 anos, é uma iniciativa pioneira, desenvolvida pelo Município de Vila Verde, implementado em todos os estabelecimentos do 1º ciclo e do pré-escolar do concelho. Tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa valorizando ações de sustentabilidade desenvolvidas por cada escola, sendo já considerado, parte integrante das suas rotinas diárias.
Assegurar a sustentabilidade a longo prazo tem sido um dos objetivos deste projeto, que exige o envolvimento e a adoção de comportamentos responsáveis e uma intervenção mais ativa de todos os envolvidos. Pretende-se fomentar uma nova consciência que sirva de base para um concelho cada vez mais comprometido com as questões ambientais, contribuindo para uma melhor preservação e gestão dos recursos naturais existentes e promovendo a adoção de práticas sustentáveis.

REGIME DE FRUTA ESCOLAR
O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo: mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil.
O município aderiu ao programa no ano letivo 2009/2010, tendo alargado do primeiro ciclo ao pré-escolar, considerando a mais-valia que o mesmo representa para a formação das novas gerações. O programa prevê a implementação de medidas de acompanhamento, para além da distribuição de uma fruta ou legume, duas vezes por semana, a todas as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico.
Estas medidas, articuladas anualmente com os Agrupamentos de escolas, são parte integrante do programa e visam promover iniciativas educativas e de sensibilização, de forma a garantir a eficácia do Programa e reforçar a importância do consumo de frutas e hortícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário