terça-feira, 28 de novembro de 2023

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

 A semana dedicada à “Floresta Autóctone” tem como objetivo sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger. As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema, sendo espaços únicos de reprodução e de proteção de muitas espécies animais autóctones em vias de extinção.

25 Novembro:

Caminhada Ambiental: "Eco-passos: por si, pela saúde e pela saúde do planeta!".






24 Novembro:

"No dia 24 de novembro a Casa do Conhecimento de Vila Verde assinalou o Dia Nacional da Cultura Científica com a iniciativa "Nenúfares à luz da Botânica", numa abordagem simultânea à Floresta e espécies autóctones, pela sua integração na programação da Semana da Floresta Autóctone do Município de Vila Verde.
O evento contou com as palestras “Entre a Terra e a Água: Uma Viagem pela Flora Nativa e Aquática”, proferida por Carine Azevedo Monteiro, Mestre em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal e, “A importância educativa e didática do Arboreto de Barcelos”, por António Oliveira Coordenador do projeto "Arboreto de Barcelos" e João Lourenço, Fundador e Supervisor Científico do Arboreto de Barcelos.
A inauguração da exposição “O Fascínio dos Nenúfares”, completou a comemoração da efeméride, destacando a beleza ímpar desta planta aquática, com fotografias do Arboreto de Barcelos - Escola Secundária de Barcelos e de Carine Azevedo.
A reter das mensagens do dia:
“Que esta exploração nos inspire a ser guardiões atentos da natureza, cultivando o respeito pela biodiversidade que sustenta a nossa Terra.
Cuidemos com carinho dos presentes que a natureza nos ofereceu.”
Carine Azevedo, “Entre a Terra e a Água: Uma Viagem pela Flora Nativa e Aquática”, 24 novembro de 2023 "









Centro Escolar de Prado.
Ação de sensibilização sobre a floresta autóctone e plantação de árvore no espaço escolar.



23 Novembro:

 AÇÃO DE REFLORESTAÇÃO
O Município de Vila Verde assinalou hoje o Dia da Floresta Autóctone com uma Ação de Reflorestação na Quinta do Senhor, na freguesia de Lanhas, uma iniciativa que contou com a participação dos alunos da Escola Básica de Lanhas e dos Jardins de Infância de Lanhas e de Sabariz, a qual contou com a colaboração das Juntas de Freguesia de Lanhas e Sabariz e do Centro Social Vale do Homem.







PROGRAMA 5 AO DIA

Os Alunos do Centro Escolar de Moure visitaram Mercado Abastecedor de Braga e participaram do Programa 5 ao dia, um programa que tem o objetivo de (re)lembrar os mais novos da importância do consumo de pelo menos 5 porções de fruta e hortícolas por dia.






21 Novembro:

Ação de Sensibilização - Prevenção de Incêndios na Floresta. A segurança individual e coletiva em caso de incêndios e sismos.
Ação realizada na EB/JI de Sobral Cervães, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.


20 Novembro:

“Desembala” – ação de sensibilização
🌍"A Casa do Conhecimento de Vila Verde participou, no dia 20 de novembro, na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, uma iniciativa a nível europeu que procura promover e implementar ações de consciencialização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.
Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos lançou como desafio o tema “Embalagens” e a redução do seu uso, de modo a diminuir a quantidade de resíduos.
Face ao tema, “Desembala” foi a ação de sensibilização realizada no sentido de incentivar para a utilização de sacos de tecido, dando a conhecer as vantagens da sua utilização, no sentido de alertar para a necessidade de Redução da Quantidade de Resíduos Produzidos e para a Reutilização e Preparação para Reutilização.
Deu-se nota da sustentabilidade de vários géneros de embalagens em alternativa às embalagens de plástico, nomeadamente as que recorrem a fibras naturais e de origem florestal, também pela sua relação com a Semana da Floresta Autóctone celebrada pelo Município de Vila Verde no sentido de dar a conhecer as espécies autóctones do concelho, um contributo para a salvaguarda da biodiversidade.
A ação contemplou uma palestra e um workshop de decoração e personalização de sacos de tecido, frequentado por discentes da EB2,3 de Vila Verde, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde .
O Município de Vila Verde ficou desta forma assinalado no mapa europeu de ações da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, cuja coordenação compete à Braval, na área geográfica do Baixo Cávado.
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2023 decorrerá de 18 a 23 de novembro, envolve 29 países e conta com 14 522 ações registadas, a serem desenvolvidas um pouco por toda a Europa."










Sem comentários:

Enviar um comentário