segunda-feira, 4 de maio de 2020

JARDIM DE INFÂNCIA CARREIRAS S. TIAGO

Educação ambiental em casa

Como todas as crianças têm o privilégio de  viver na aldeia, alguns pais têm favorecido atividades ao ar livre, muito próximo da habitação (campo, jardim, terreiro) onde as crianças desenvolvem hábitos de respeito e preservação do ambiente.
Algumas mães referem que “são momentos privilegiados para despertar a curiosidade e o interesse” das crianças relativamente às questões ecológicas, outras dizem que “são momentos de descoberta e de desenvolvimento da curiosidade”. Para além das brincadeiras que normalmente fazem, como saltar, correr, pular, entre outras, podem ainda aproveitar para examinar e colecionar folhas, pedras, insetos, flores, pedras, observar animais e pássaros e dar-lhes de comer.
Estes registos fotográficos permitem observar a criança em contacto direto com a terra, as plantas, os animais, as atividades agrícolas, com os trabalhos de preservação e conservação do solo, sempre bem protegidas e sob estreita vigilância familiar, cumprindo as normas estabelecidas.

















COELHINHOS DA PÁSCOA FEITOS EM CARTÃO 

A imagem pode conter: planta e flor

A imagem pode conter: interiores

A imagem pode conter: interiores

A imagem pode conter: pessoas em pé e interiores

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: texto

Lenço dos Namorados alusivo à fruta escolar

“O que comemos diariamente tem um enorme impacto na nossa saúde e uma pegada ainda maior para o nosso planeta”.
Heróis da fruta 2020
Estas foram as duas construções do nosso lenço dos namorados, alusivas ao regime de fruta escolar.
Com meias usadas, fizemos um fantoche (O Manel) e para as frutas utilizamos tampinhas.
Com a suspensão das actividades lectivas o nosso trabalho também foi interrompido, no entanto, aqui fica o registo do nosso compromisso.
Continua a comer fruta como o Manel!






Jogo dramático/teatro

Construção de fantoches com meias usadas

Ultimamente o interesse das crianças estava direcionado para o teatro e a dramatização com recriação de histórias e invenção de diálogos das personagens. Para incentivar a criatividade, foram disponibilizados recursos para a realização de jogos dramáticos.
No início de março surgiu a ideia de construir fantoches recorrendo a recursos da reciclagem (meias usadas, restos de lãs, botões…).
As estagiárias Turcas, Estágios Internacionais - Erasmus+, interagiram com as crianças cooperando e apoiando na realização das tarefas.





No final, os meninos agradeceram a ajuda e ofereceram-lhes um pano de cozinha com motivos dos lenços dos namorados.




Como todas as crianças têm o privilégio de  viver na aldeia, alguns pais têm favorecido atividades ao ar livre, muito próximo da habitação (campo, jardim, terreiro) onde as crianças desenvolvem hábitos de respeito e preservação do ambiente.
Algumas mães referem que “são momentos privilegiados para despertar a curiosidade e o interesse” das crianças relativamente às questões ecológicas, outras dizem que “são momentos de descoberta e de desenvolvimento da curiosidade”. Para além das brincadeiras que normalmente fazem, como saltar, correr, pular, entre outras, podem ainda aproveitar para examinar e colecionar folhas, pedras, insetos, flores, pedras, observar animais e pássaros e dar-lhes de comer.
Estes registos fotográficos permitem observar a criança em contacto direto com a terra, as plantas, os animais, as atividades agrícolas, com os trabalhos de preservação e conservação do solo, sempre bem protegidas e sob estreita vigilância familiar, cumprindo as normas estabelecidas.








Sem comentários:

Enviar um comentário