Educação ambiental em casa
Como todas as crianças têm o privilégio de viver na aldeia, alguns pais têm favorecido atividades ao ar livre, muito próximo da habitação (campo, jardim, terreiro) onde as crianças desenvolvem hábitos de respeito e preservação do ambiente.
Algumas mães referem que “são momentos privilegiados para despertar a curiosidade e o interesse” das crianças relativamente às questões ecológicas, outras dizem que “são momentos de descoberta e de desenvolvimento da curiosidade”. Para além das brincadeiras que normalmente fazem, como saltar, correr, pular, entre outras, podem ainda aproveitar para examinar e colecionar folhas, pedras, insetos, flores, pedras, observar animais e pássaros e dar-lhes de comer.
Estes registos fotográficos permitem observar a criança em contacto direto com a terra, as plantas, os animais, as atividades agrícolas, com os trabalhos de preservação e conservação do solo, sempre bem protegidas e sob estreita vigilância familiar, cumprindo as normas estabelecidas.
COELHINHOS DA PÁSCOA FEITOS EM CARTÃO
Lenço dos Namorados alusivo à fruta escolar
“O que comemos diariamente tem um enorme impacto na nossa saúde e uma pegada ainda maior para o nosso planeta”.
Heróis da fruta 2020
Estas foram as duas construções do nosso lenço dos namorados, alusivas ao regime de fruta escolar.
Com meias usadas, fizemos um fantoche (O Manel) e para as frutas utilizamos tampinhas.
Heróis da fruta 2020
Estas foram as duas construções do nosso lenço dos namorados, alusivas ao regime de fruta escolar.
Com meias usadas, fizemos um fantoche (O Manel) e para as frutas utilizamos tampinhas.
Com a suspensão das actividades lectivas o nosso trabalho também foi interrompido, no entanto, aqui fica o registo do nosso compromisso.
Continua a comer fruta como o Manel!
Jogo
dramático/teatro
Construção
de fantoches com meias usadas
Ultimamente o interesse das crianças
estava direcionado para o teatro e a dramatização com recriação de histórias e invenção
de diálogos das personagens. Para incentivar a criatividade, foram disponibilizados
recursos para a realização de jogos dramáticos.
No início de março surgiu a ideia de
construir fantoches recorrendo a recursos da reciclagem (meias usadas, restos
de lãs, botões…).
As estagiárias Turcas, Estágios
Internacionais - Erasmus+, interagiram com as crianças cooperando e apoiando na
realização das tarefas.
No final, os meninos agradeceram a ajuda e ofereceram-lhes um pano de cozinha com motivos dos lenços dos namorados.
Como todas as crianças têm o privilégio de viver na aldeia, alguns pais têm favorecido atividades ao ar livre, muito próximo da habitação (campo, jardim, terreiro) onde as crianças desenvolvem hábitos de respeito e preservação do ambiente.
Algumas mães referem que “são momentos privilegiados para despertar a curiosidade e o interesse” das crianças relativamente às questões ecológicas, outras dizem que “são momentos de descoberta e de desenvolvimento da curiosidade”. Para além das brincadeiras que normalmente fazem, como saltar, correr, pular, entre outras, podem ainda aproveitar para examinar e colecionar folhas, pedras, insetos, flores, pedras, observar animais e pássaros e dar-lhes de comer.
Estes registos fotográficos permitem observar a criança em contacto direto com a terra, as plantas, os animais, as atividades agrícolas, com os trabalhos de preservação e conservação do solo, sempre bem protegidas e sob estreita vigilância familiar, cumprindo as normas estabelecidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário