terça-feira, 26 de novembro de 2019

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Alunos do Centro Escolar de Cabanelas assistiram à libertação de um Açor


«Os animais de espécie autóctone devem ser protegidos, dada a sua importância para a conservação da diversidade genética»

A libertação de um Açor (Accipiter gentilis), ave de espécie autóctone, que esteve a reaprender a caçar e a sobreviver na natureza no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda e Gerês (PNPG) foi, na manhã de ontem, o culminar de mais uma atividade da programação da Semana da Floresta Autóctone.
Os alunos do Centro Escolar da Freguesia de Cabanelas foram cativados pela belíssima e completa explicação de Francisco Neto, técnico do PNPG, que lhes deu a conhecer o Açor, imponente ave de rapina.
«O nosso centro chega a receber, por ano, perto de 300 animais. Este Açor esteve em recuperação alguns meses.», referiu Francisco
Segundo o técnico «O propósito deste Hospital de Animais Selvagens é recuperar aves e mamíferos selvagens debilitados e, naturalmente, devolvê-los à natureza. Em casos mais graves, os animais são transferidos para uma Clínica no Parque Biológico de Gaia.»

A preservação destes animais deve ser uma preocupação de todos “
Presente na iniciativa, o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, explicou aos alunos a importância da floresta autóctone, indicando-lhes quais as espécies invasoras que predominam em abundância, neste momento, em Portugal.
Na perspetiva do Vereador, «a população tem mesmo de começar a defender a floresta. Neste momento, Portugal é ocupado maioritariamente por pinheiros e eucaliptos, fator que prejudica gravemente as nossas espécies autóctones»
Para Patrício Araújo, «a preservação destes animais deve ser uma preocupação de todos. Os animais de espécie autóctone devem ser protegidos, dada a sua importância para a conservação da diversidade genética»
Durante a libertação, todos estiveram de olhos postos no Açor que, em segundos, desapareceu no céu, aplaudido pelos pequenos e entusiasmados alunos.

Palestra sobre alterações climáticas sensibilizou alunos da Escola Básica de Moure
Este segundo dia de comemoração da Floresta Autóctone, terminou na Escola Básica do Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva, com uma palestra dedicada às alterações climáticas.
A Vereadora da Educação, Drª Júlia Fernandes, deu início à atividade, referindo que «hoje, mais do que nunca, é muito importante estarmos atentos a esta temática. Todos os dias, mesmo que inconscientemente, contribuímos mais um bocadinho para a poluição do ambiente.»
Segundo a autarca «Temos urgentemente de tomar consciência de que estes problemas existem e são, realmente, muito graves. Devemos carregar esta mensagem e mudar pequenos gestos enquanto ainda há tempo».
A palestra esteve a cargo de Adelino Silva, Engenheiro Ambiental da Câmara Municipal de Vila Verde que, na sua apresentação, tentou mostrar aos alunos do 9º ano que salvar o planeta é da responsabilidade deles e das futuras gerações.
Os alunos tiveram a oportunidade de refletir e expressar a sua opinião sobre os graves problemas ambientais que a Terra enfrenta neste momento.
Município de Vila Verde, 20.11.2019

GALERIA FOTOGRÁFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário