terça-feira, 26 de novembro de 2019

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Alunos da Escola Básica de Freiriz visitaram Mercado Abastecedor De Braga e participaram no programa 5 ao dia


“A saúde dos alunos é uma preocupação constante do Município de Vila Verde”
No âmbito da Semana da Floresta Autóctone, os alunos da Escola Básica de Freiriz do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, participaram, ontem de manhã, no PROGRAMA 5 AO DIA, projeto que soma este ano 10 edições.
O Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, esteve presente na iniciativa em representação do Município de Vila Verde e não podia ter ficado mais satisfeito com a inovação do projeto e com a forma como ele está orientado. «Todas estas atividades mostram aos mais pequenos (e não só) a importância que o consumo das frutas e legumes representa para a saúde», referiu
O autarca sublinhou ainda que «a saúde dos alunos é uma preocupação constante do Município de Vila Verde. Já há algumas anos que distribuímos duas vezes por semana peças de fruta nas escolas do concelho, fator que consideramos determinante para um crescimento saudável.»
Recordamos que este programa é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo coordenado na Região Norte pelo Mercado Abastecedor de Braga e pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a Direção de Serviços da Região do Norte, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Programa 5 Ao Dia

Este programa tem o objetivo de (re)lembrar os mais novos da importância do consumo de pelo menos 5 porções de fruta e hortícolas por dia.
De forma a que as crianças percebam o conceito da iniciativa e que esta se torne mais interessante e interativa, o programa contempla quatro atividades que decorrem ao longo de cada uma das sessões.
Os alunos passaram, assim, por quatro importantes e divertidas etapas: "Sementeira de leguminosas", "Elaboração de salada de frutas", Visualização de uma história Nutri Ventures- O Reino Laranja" e "Visita ao Mercado Abastecedor", orientadas por uma psicóloga, uma nutricionista e uma bióloga.
Durante as atividades os pequenos participantes foram aprendendo algumas características botânicas e formas de cultivo de diversas plantas e sementes, a composição nutritiva de hortofrutículas e o benefício do seu consumo diário.
As monitoras explicaram todas as vantagens que os legumes e as frutas trazem para a saúde, tais como as melhorias na visão, o aumento da memória, a prevenção de doenças e infeções, entre tantas outras.
Além disso, enquanto punham as mãos à obra, a pequenada aprendeu a introduzir os alimentos saudáveis nas suas refeições diárias de uma forma divertida e fácil de reproduzir em casa.
Município de Vila Verde, 22.11.2019



GALERIA FOTOGRÁFICA



Sem comentários:

Enviar um comentário