quarta-feira, 12 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE "MASCOTES DO LEITE ESCOLAR"

«Este projecto, que tem na sua base o aproveitamento de materiais recicláveis é uma excelente forma de sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais»
Foi inaugurada, no Município de Vila Verde, a Exposição "Mascotes do Leite Escolar", criada no âmbito do projeto Escola+Verde, integrada na programação das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
A partir de pacotes de leite escolar reciclados, alunos e professores puseram mãos à obra e criaram cerca de quarenta mascotes, originais, divertidas e, sobretudo, amigas do ambiente.
A inauguração da exposição contou com a presença do Executivo Municipal da Câmara de Vila Verde, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, do Sub- Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prof. Amadeu Cruz, entre outros convidados.
Na perspetiva do Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela «há muito tempo que o Município de Vila Verde procura desenvolver ações que possam ir de encontro à preservação ambiental e esta é uma delas. Este projecto, que tem na sua base o aproveitamento de materiais recicláveis é uma excelente forma de sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais»
Em relação ao tema da mobilidade, o autarca referiu que é necessário «criar uma mentalidade diferente e outras formas de mobilidade, que podem passar pelos transportes públicos».
«Através destas ações vamos continuar a chamar a atenção para as questões ambientais, de forma a que, no futuro, possamos garantir um planeta melhor do que temos hoje», concluiu o edil
Elogiando a «originalidade, empreendedorismo e preocupação ambiental» da exposição, a Vereadora da Educação, Drª Júlia Fernandes referiu que «o projeto Escola+Verde é um importante trabalho de parceria com todos os estabelecimentos de ensino básico e Jardins de Infância do Concelho, que tem contado com o apoio do serviço de educação e do ambiente do Município.»
Armando Machado, Director do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, contou que o «projecto, com início há já dez anos, tem agora envolvidas todas as escolas dos agrupamentos, todas elas a participar e com trabalhos óptimos. Um agradecimento aos nossos professores, educadores e crianças, pela dedicação e trabalho na concretização destas magníficas obras».
O projeto Escola+Verde, que entrará na sua 10ª edição, é uma iniciativa pioneira, desenvolvida pelo Município de Vila Verde e abrange todos os estabelecimentos do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho. Além de constituir um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro do espaço escolar, contribui para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente familiar e restante comunidade, na busca de soluções mais sustentáveis.
A exposição estará patente até dia 30 de Junho no Município de Vila Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário