O
presente ano iniciou da melhor forma para os alunos de duas turmas
que, acompanhados pelos docentes e Assistente operacional, usufruíram
de um dia diferente “Dias Viver a Água”, uma parceria do
Município e da CIM do Cávado. Revelou-se uma atividade adequada e
interessante para os alunos desta escola. São, eles próprios, que o
manifestam através do texto que se transcreve de seguida. “Ontem
participamos numa atividade chamada “Dias viver a água”. De
manhã, fomos ao Mosteiro de Tibães ver como a água é aproveitada.
Vimos lagos, minas, fontes e aquedutos. Também observamos os animais
que têm o habitat nestes locais com muita água: cobra de água,
peixes, rãs, sapos, libelinhas, tritões e salamandras. Vimos também
árvores gigantescas, sendo uma delas o maior pinheiro de Portugal,
já com duzentos anos! Almoçamos em Barcelos, junto ao rio Cávado.
De tarde fomos até Fão fazer um percurso na Natureza, ao longo da
margem esquerda do rio Cávado. Fomos pelos passadiços, guiados por
técnicos ambientais, que nos iam explicando “mil e uma coisas”
relacionadas com as marés, com a fauna (animais) e com a flora
(plantas). Andámos 4 quilómetros e vimos muitas coisas: a maré a
subir, os caranguejos a fugir, garças-reais, patos, taínhas,
gaivotas e navalheiras. Quanto a plantas vimos: chorões, cardos
marítimos, juncos e outras espécies. Foi um dia cansativo, mas
valeu a pena pois aprendemos muito…”(Texto coletivo - 2º ano).
Eis
alguns registos da participação:
Como
há vários anos, os alunos desta escola participaram na atividade
destinada à comemoração do Dia do Idoso, uma articulação com o
Centro Social e Paroquial de Cervães. Antecipadamente, os alunos
prepararam uma pequena dinâmica para apresentar aos idosos e utentes
do Centro. Este ano houve lugar a uma canção, um poema jogral e a
oferta de um trabalho para cada idoso. Este, elaborou-se com
reutilização de materiais de desperdício, pois sendo uma Eco-
escola fazemos aproveitamento, poupamos dinheiro e ativa-se a
criatividade com o objetivo de ser sempre diferente do ano anterior.
Assim foi! Tivemos, também, a oferta de molhos de rosas vermelhas,
pela mãe de uma aluna, com as quais, se fizeram ramos para ofertar
aos participantes. Foi bonito! Eis alguns registos:
No dia dezasseis do mês de outubro teve lugar mais uma comemoração do Dia mundial da alimentação e alimentação sustentável que contou com a colaboração/ articulação de elementos da Associação de Pais e Assistentes operacionais que elaboraram umas coloridas espetadas de fruta. Uma fruta foi oferecida pelo Pingo Doce, maçãs e peras, e que o Agrupamento de escolas distribuiu às mesmas e outra foi participada pela Associação de Pais. Esta experiência demonstrou que uma diferente apresentação da fruta faz com que mais alunos a apreciem. Para desenvolver este tema, cada docente, em contexto de sala de aula trabalhou de formas variadas este tema.
De
forma a completar e reconhecer a importância da alimentação na
saúde individual e coletiva, no dia dezassete de outubro, a
enfermeira Mónica Marinho, mãe de uma aluna, dinamizou atividades
alusivas a “Somos o que comemos”. Introduziu conhecimentos acerca
da alimentação mediterrânica, realizou jogos em grupo e a
degustação/conhecimento e apropriação de sabores de muitos e
variados legumes, crus e cozinhados, e frutas, nacionais e tropicais.
Foi mesmo divertido! Obrigada, enfermeira Mónica! Para os meninos do
Jardim de infância apresentou e explorou pequenos vídeos
relacionados com o tema.
Atividades desenvolvidas reutilizando materiais de desperdício
A
máscara de Halloween mais original!
Para
assinalar o Halloween, este ano, a professora Susana (Inglês 3º e
4º Anos) apresentou um concurso de máscaras! Os alunos aderiram em
massa, mobilizando as famílias a ajudarem com a maior originalidade
possível
e aplicando materiais de desperdício. O
resultado está à vista!
O
outono: Com a chegada desta estação,
tenta-se dar largas à imaginação e criar um espaço para a
representar. Assim:
S.Martinho:
O aproveitamento de pacotes de
leite e tirelas culminou em recipientes para colocar as castanhas e
respetivos resíduos. Como se trabalhou a história da Maria
Castanha, a D. Almerinda elaborou, a partir de uma caixa, uma linda
cesta. Ora vejam…
No Natal, também a alegria e a cor se apresentam pela reutilização de materiais. Assim, garrafões de plástico revestiram a estrutura, cones de linhas transformaram-se em coloridas cordas de Natal, queimaram-se garrafas de plástico que originaram ramos de pinheiro; aplicaram-se rolhas de cortiça, …
Este
ano o GLOBAL
ACTION DAYS
não teve um só dia de desenvolvimento, conforme estava planeado,
pois as condições atmosféricas adversas assim obrigaram, pelo que
foi cumprido durante o mês de novembro.
Numa
primeira sessão, em contexto de sala de aula, começou-se por
dialogar sobre as atividades a desenvolver na escola relacionadas com
o projeto Escola + Verde e com o programa Eco- escolas. Fez-se uma
exploração da política dos 3 R´S e da necessidade e cumprimento
desta política para evitar o aquecimento global do Planeta e
privilegiar a sua sustentabilidade. Apresentou-se uns mini- ecopontos
e realizou-se um jogo alusivo à correta separação dos lixos,
domésticos e escolares, com os alunos do 1º ano. Visualizou-se um
pequeno filme sobre como e quais medicamentos se devem devolver à
farmácia para lhe dar um Final feliz, isto é, dar-lhes o correto
encaminhamento para que não sejam lançados à deriva a poluir o
Ambiente. Terminou-se a sessão, incutindo motivação para a
participação de cada aluno e família, apresentando algumas
estratégias simples e encerrou com a observação de um filme sobre
a reciclagem.
Em
momentos diferentes, fez-se a distribuição dos ecopontos da sala
nos ecopontos comunitários.
A
jardinagem do espaço exterior à escola (antes e depois).
Acrescentar
o jardim vertical da entrada da escola, reaproveitando garrafões e
dando-lhe nova função: embelezamento escolar.
Plantaram-se
no espaço escolar árvores de fruto: um pessegueiro, uma figueira,
uma avelãzeira e duas romãzeiras. Esperamos venham a dar fruto!
A
participação dos alunos na atividade “Tradições dos nossos
avós: o ciclo do pão de milho e a olaria” integrada no programa
da Rota das colheitas do Município de Vila Verde também marcou este
primeiro período: pesquisa, exposição e roda do oleiro.
Outra
atividade, única, em que pudemos participar realizou-se no pavilhão
gimnodesportivo de Cervães. O entusiasmo não foi apenas por poder
dirigir um drone, por poder conduzir um carro telecomandado, por
entrar em ação num mundo virtual, mas, os alunos, ficaram
fascinados por ouvir o bombeiro Pedro a revelar a importância dos
drones na deteção de incêndios e salvamento de pessoas. Quiseram,
antes de partir, voltar a falar com ele e saber mais pormenores.
Obrigada pela oportunidade!
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