sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CRIANÇAS, JOVENS E SENIORES UNIDOS EM AÇÃO DE REFLORESTAÇÃO NO PICO DE REGALADOS

Ainda no âmbito da Semana da Floresta Autóctone decorreu no Pico de Regalados, União de Freguesias do Pico de Regalados, Gondiães e Mós, uma Ação de Reflorestação.
A iniciativa foi representada pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, e pelo Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, e pelo Presidente de Junta da UF de Pico de Regalados, Gondiães e Mós.
Os alunos da EB 2 e 3 da Escola Monsenhor Elisío Araújo, da EB de Atães e os seniores da Casa do Povo de Pico de Regalados tiveram a oportunidade de plantar 60 árvores (sobreiros e carvalhos), numa área bastante desflorestada.
A ação foi iniciada com uma breve palestra de contextualização sobre a importância da preservação e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger.
Esta atividade contou com a preciosa ajuda da Equipa Municipal de Intervenção Florestal que prestou auxílio aos participantes no momento de plantar as árvores, explicando-lhes os procedimentos a ter em conta na plantação das espécies.
Júlia Fernandes considera que “todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies autóctones, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, as germinar e as plante num terreno das imediações para que a floresta vilaverdense retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade.”
Na perspetiva da autarca “muitas vezes é com estes simples gestos que as pessoas se tornam cidadãs ativas e empenhadas na preservação e expansão de um património de valor inestimável que a todos cabe saber proteger e valorizar”.
De referir que esta foi a última atividade da Semana da Floresta Autóctone deste ano, projeto que mostrou, uma vez mais, ser um verdadeiro sucesso e uma excelente forma de sensibilizar a comunidade escolar e a população para a importância da preservação de espécies autóctones no nosso concelho.













Sem comentários:

Enviar um comentário