sexta-feira, 23 de março de 2018

Vila Verde assinala Dia da Árvore e o Dia da Poesia alertando para a importância da floresta e do meio ambiente

O Município de Vila Verde assinalou hoje, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, com algumas atividades de reflorestação, destinadas aos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde e Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
No início da manhã, os alunos da Escola Profissional Amar Terra verde tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo intitulado “Biodiversidade em Vila Verde”, elaborado pela equipa da Casa do Conhecimento e pela STOL, que reúne fotografias de animais e espécies autóctones do concelho. De seguida, os alunos deslocaram-se até ao Monte da Santa, na freguesia de Gême, onde cada um deles plantou, com a ajuda da Equipa Municipal de Intervenção, árvores como o carvalho alvarinho, castanheiros e medronheiros, numa zona que tinha sido devastada pelos incêndios.
As atividades continuaram ao longo da tarde, mas desta vez com os alunos da Escola EB 2,3 de Vila Verde (Agrupamento de Escolas de Vila Verde). Antes de plantação das árvores, os alunos declamaram alguns poemas fornecidos pela Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, dedicados à água e à floresta, e no final, fizeram a “dança da chuva”, de forma a salientar a importância da precipitação no território nacional, assim como estabelecer uma ligação entre a poesia e a educação ambiental.
Esta iniciativa insere-se no programa Março, Mês do Ambiente e, tal como nos outros anos, contou com a presença do presidente do Município, Dr. António Vilela, assim como da vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes e do Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo.
Os vereadores ressaltaram o valor deste tipo de atividades lúdicas e pedagógicas, principalmente no público mais jovem, que deve compreender a importância da preservação do meio ambiente.
De acordo com o Dr. Patrício Araújo, “aos chamarmos a atenção dos alunos, promoveremos uma mudança de consciência por parte dos mesmos, sendo que, é muito mais fácil mudarmos a mentalidade em populações dentro da idade escolar, do que propriamente nos adultos. Nessa medida, ao fazermos estas pequenas ações, embora simbólicas, mas de educação ambiental, estamos a promover uma consciência ambiental diferente, para um mundo mais equilibrado e mais sustentável em termos de natureza e do ambiente.”
Segundo a Dra. Júlia Fernandes, “ esta sensibilização ambiental foca-se na proteção da natureza, na questão da reflorestação, alertando para o perigo dos incêndios, chamando à atenção dos mais jovens, para aqueles que são os cuidados que devemos ter com a nossa floresta e com o nosso meio ambiente.Como hoje também é o Dia Internacional da Poesia os jovens declamaram poemas em plena natureza. O ambiente e a educação ambiental, sempre foram dois temas que andaram de mãos dadas e juntarmos toda esta componente cultural e social à questão ambiental, penso que é um casamento perfeito e que tem dado bons frutos". Acrescenta ainda que "esta atividade se enquadra no conceito de Cidade Educadora, que entende a cidade como um território educativo, com todos os espaços a funcionar como agentes pedagógicos, educando continuamente todos os cidadãos, favorecendo a liberdade de expressão e a diversidade cultural."
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Por sua vez, o Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

GALARIA FOTOGRAFIA

Sem comentários:

Enviar um comentário