Atividades desenvolvidas durante o 1.º Período do ano letivo 2017 - 2018.
No mês de outubro, mais uma vez, os alunos desta escola participaram na atividade destinada a comemorar o Dia Nacional da Água (1 de outubro).
Este ano, programou-se uma atividade diferente agrupando as turmas em dois grupos por anos de escolaridade, para trabalhar no âmbito da Educação literária.
Assim, o primeiro e segundo ano, exploraram a obra “A Menina Gotinha de Água” de Papiano Carlos. Os alunos do primeiro ano elaboraram um bonito móbil com gotinhas de água e o segundo uma banda desenhada relativa à obra.
Os alunos do terceiro e quarto ano, debruçaram-se na análise da obra “O dia em que o mar desapareceu” do autor José Fanha. Através desse estudo, as crianças exploraram os prejuízos da poluição aquática, os seus inconvenientes e consequências. Elaboraram cartazes acerca dessa poluição e narraram atitudes e comportamentos a adotar por todos de forma a manter o mar sempre limpo.
Houve momentos de articulação/troca de saberes entre turmas do primeiro ciclo e ainda com as turmas do Jardim de infância.
Foi uma dinâmica diferente do habitual neste tipo de comemorações, mas que deu lugar ao desenvolvimento de outras áreas do saber. Considerámos ter sido uma boa aposta!
Foi uma dinâmica diferente do habitual neste tipo de comemorações, mas que deu lugar ao desenvolvimento de outras áreas do saber. Considerámos ter sido uma boa aposta!
No dia dezasseis do mês de outubro teve lugar uma atividade comemorativa do Dia mundial da alimentação e alimentação sustentável que contou com a participação de todos os alunos do Primeiro ciclo e Jardim de infância do estabelecimento. Esta atividade contou com a comunicação e empenho da enfermeira Mónica Marinho que dinamizou o dia de forma alternada com as várias turmas. Para os alunos do primeiro ciclo, com a elaboração de uma grande Roda dos alimentos que para ser preenchida os alunos tinham de superar diferentes barreiras: responder a questões, adivinhas, realizar corridas, saltar à corda, derrubar obstáculos… O produto final – Roda dos alimentos- encontra-se exposta à comunidade, junto ao refeitório. Para as crianças do Jardim de Infância, a Enfermeira Mónica fez a apresentação e exploração de vídeo relacionado com a alimentação saudável. No lanche da tarde, todos os alunos puderam saborear um batido de fruta que foi do agrado de todos, até daqueles que diziam não gostar.
Atividades desenvolvidas reutilizando materiais de desperdício
A vassoura de bruxa mais original!
Uma boa ideia, essa de assinalar o Halloween com um concurso de vassouras de bruxa! A professora Susana (Inglês 3º e 4º Anos) foi a impulsionadora dessa criativa atividade. Os alunos aderiram em massa, mobilizando as famílias a criarem vassouras com a maior originalidade possível e aplicando materiais de desperdício. O resultado está à vista! Dezenas de vassouras, qual delas a mais original! Mais uma vez, a partilha entre escola e família a resultar com requinte! A dificuldade ficou para os professores que tiveram enorme dificuldade em eleger os premiados do concurso que se realizou. Resolveram, até, alargar o número de vencedores, pois todos mereciam… Fica o registo fotográfico.
O outono:
Com a chegada desta estação, cada sala tenta dar largas à imaginação e criar um espaço para a representar. Assim:
São Martinho:
O aproveitamento de pacotes de leite e tirelas culminou em recipientes para colocar as castanhas e respetivos resíduos. Os mesmos foram decorados com modelos de castanhas contornados, recortados e pintados pelos alunos.
No Natal, também a alegria e a cor se apresentam pela reutilização de materiais.
Laços
e bolas de Natal feitas com aproveitamento da sacos de plástico.
Pinheiro revestido com rede de vedação de hortas. Estrela cortada em
esferovite.
Árvore
de Natal com laços de sacos das batatas, presentes com caixas
revestidas com plástico de sacas e boneco de neve com enchimento de
revistas e jornal, revestido com saco de plástico branco, chapéu de
cartão coberto a saco.
Velas
de Natal, oferta para os pais, com rolo de cozinha revestido a papel de
cozinha ponteado a gosto pelos alunos. A chama com aproveitamento de
cartão, pintado pelos alunos, folhas e baga de azevinho em cartolina e
papel de lustro, respetivamente.
Postais
de Natal, oferta para os pais, elaborados com quadrados de papel de
embrulho (reutilização), em diferentes tamanhos e dobrados de forma a
sugerir o pinheiro de natal.
Nos espaços exteriores no " World days of action"
1. A semeada dos alfobres.2. A transplantação de ervas aromáticas e semeada de bolotas, pelos alunos do JI.
3. A plantação de azevinhos
Recolhas: tampas, medicamentos no âmbito da Missão Ambiente, papel, pilhas, REEE no âmbito da Geração Depositrão, óleo, tinteiros, radiografias.
Participação na atividade “Tradições dos nossos avós- O ciclo do Pão”
integrado na Rota das colheitas do Município de Vila Verde com a
elaboração de cartazes que fizeram parte da exposição realizada no
Centro social e paroquial de Cervães e com um powerpoint sobre o rio
Poriço cuja água fazia tanger os moinhos para a moagem do grão/ farinha/
pão.
Na
comemoração da Semana da Floresta Autóctone, participámos com a folha e
com a baga do azevinho para o concurso lançado pelo Município e ainda
tivemos a oportunidade de dois momentos extraordinários: poder ver e
tocar uma coruja e ainda ver libertar uma águia que foi recuperada. Foi
um momento único para os miúdos e graúdos e que jamais esqueceremos.Obrigada!
26 de dezembro de 2017
Júlia Barbosa.
Júlia Barbosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário