terça-feira, 5 de dezembro de 2017

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde participa em ação de reflorestação em Travassós

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, participou, hoje, numa ação de reflorestação em Travassós, na União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós realizada pelo Município de Vila Verde em parceria com a EB e o Jardim de Infância de Esqueiros.
Esta iniciativa, que assinala o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro), insere-se numa mais alargada programação de comemoração da Semana da Floresta Autóctone que decorre entre 20 e 26 de novembro do corrente ano.
O Presidente da Câmara Municipal, os alunos dos dois estabelecimentos de ensino de Esqueiros e as respetivas docentes e assistentes operacionais procederam à plantação de várias espécies arbóreas, entre as quais carvalhos, medronheiros e pinheiro manso.
A comemoração da Semana da Floresta Autóctone envolve um conjunto de atividades, nomeadamente palestras e ações de reflorestação, em distintos pontos do território concelhio, mobilizando as comunidades escolares, com o objetivo de sensibilizar toda a população e principalmente os mais novos para a importância da proteção, preservação e valorização do rico património natural do concelho.
Fruto de um intenso trabalho de parceria com entidades como os agrupamentos de escolas e escolas concelhios, a Universidade de Coimbra, a Equipa de Sapadores Florestais de Vila Verde, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a QUERCUS, a Braval, o Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o ICNF, está em curso um conjunto articulado de atividades que têm como denominador comum a defesa da floresta autóctone e a divulgação das mais-valias da mesma em termos de promoção do equilíbrio ambiental, de salvaguarda da biodiversidade e de prevenção e/ou redução de catástrofes como os incêndios florestais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “a preservação da floresta autóctone é de vital importância para a efetiva preservação do património florestal” e defende que “todos poderemos dar o nosso contributo para a preservação e expansão das nossas espécies autóctones, desde que cada um de nós tenha o cuidado de recolher algumas sementes, as faça germinar e, depois, procure plantá-las num espaço apropriado.”
Na ótica do Dr. António Vilela, “muitas vezes, é com estes gestos simples que as pessoas se tornam cidadãs ativas e empenhadas na preservação e expansão de um património de valor inestimável que a todos cabe saber proteger e valorizar”.
“Esta parceria com um considerável número de entidades com responsabilidades diretas na preservação ambiental e sobretudo com as escolas tem um significado muito especial, pois é sintomática da união de esforços e do envolvimento das gerações mais novas que têm que ser feitos para podermos levar a bom porto a difícil mas imprescindível tarefa da promoção do desenvolvimento sustentável”, aduz ainda o Edil.

















Sem comentários:

Enviar um comentário