terça-feira, 28 de março de 2017

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva

Os alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva aprenderam a produzir "Sabão Artesanal", num workshop ministrado pela Prof. Graça Pereira, esta tarde, 3 de março, naquele estabelecimento de ensino. Esta foi uma atividade conjunta promovida pelo Município de Vila Verde e pelo Agrupamento de Escola de Moure e Ribeira do Neiva, para assinalar "Março, mês do Ambiente".
Sendo a  Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva é uma Escola + Verde e uma Eco Escola tem o dever de poupar água, reduzir o gasto de energia, reutilizar resíduos. Logo, o fabrico de sabão caseiro é algo que se enquadra nesses princípios, uma vez que no seu fabrico se reutiliza azeite ou óleo usado.
Ao reciclar o óleo usado está-se a retirar uma grande carga poluente que de outra forma seria conduzida às ETAR causando custos acrescidos para promover a despoluição dessa água.
O óleo usado serve para fabricar sabão, velas e ainda biodiesel, um combustível amigo do ambiente, consumido por alguns autocarros que circulam em Braga, deixando um “cheiro a batatas fritas”. Portanto, se reciclarmos o óleo usado não poluímos a água, reutiliza-se lixo, poupa-se energia e dinheiro e podemos lavar a roupa eficazmente.
No fabrico do sabão é importante que se atente a algumas regras de segurança associadas ao uso da soda cáustica, que é um produto químico perigoso que pode provocar queimaduras, dai que seja importante ser feito por adultos, num local bem arejado e usar sempre luvas. 
Para fabricar sabão basta usar 2 litros de água, 0,5Kg de Soda Cáustica, 3 litros de óleo usado, 1 chávena de detergente em pó, adicionando os produtos por esta ordem e mexendo regularmente para envolver os ingredientes durante cerca de 30 min. No final obtém-se uma substância liquida a uma elevada temperatura que deve ser distribuída cuidadosamente, com o auxilio de uma concha, por embalagens reutilizadas, de manteiga por exemplo. Em seguida, deixa-se repousar durante 1 mês. Findo esse tempo desenforma-se esse sabão e deixa-se repousar, mais uma vez, durante 1 mês ao ar livre, num local exposto à luz solar. Por fim, após todo esse processo já se pode dar uso ao sabão caseiro que produzimos e deixar a roupa, branca, a brilhar. Por fim, importa realçar que o processo de fabricação de sabão resulta de uma reação química denominada saponificação, que envolve uma reação de uma gordura (óleo) com uma base forte (Soda Cáustica) e a ocorrência de aquecimento durante o processo.
No final desta atividade foi hasteada a Bandeira Eco Escolas pelos dirigentes desta escola e pelo Dr. Patrício Araújo, Vereador do Município de Vila Verde, como forma de mostrar o envolvimento desta escola neste projeto educativo internacional, promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE ), cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).












Sem comentários:

Enviar um comentário