terça-feira, 28 de março de 2017

Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia

O Município de Vila Verde comemorou a 21 de março, o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia com um conjunto de iniciativas de caráter lúdico e pedagógico que envolveu os alunos/as da Escola Secundária de Vila Verde. A celebração das efemérides iniciou com uma oficina “Técnicas de plantação de árvores”, onde um grupo de alunos/as procedeu à plantação de árvores de fruto nos jardins daquele estabelecimento de ensino. Aos participantes nesta ação, a autarquia ofereceu árvores autóctones para plantação nos jardins/quintais das suas casas e ainda livros de poesia. Posteriormente, foi elaborado um registo de georreferenciação com as coordenadas dos locais escolhidos para as plantações.
Esta iniciativa, inserida no programa março, Mês do Ambiente, contou com a presença da Vereadora da Educação, Dra. Júlia Fernandes e do Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, onde agradeceram aos jovens a sua participação nesta ação, que pretendeu demonstrar o equilíbrio perfeito entre natureza e poesia, pois em contacto direto com o ambiente os jovens fizeram a ligação ao mundo imaginário da poesia e demonstraram o papel relevante da leitura, consolidado através da plantação de árvores e declamação de poemas.
De referir, que esta atividade se enquadra no conceito de Cidade Educadora que entende a cidade como um território educativo, com todos os espaços funcionando como agentes pedagógicos, educando continuamente todos os cidadãos, favorecendo a liberdade de expressão e a diversidade cultural .
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Por sua vez, o Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. 









Sem comentários:

Enviar um comentário