quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

EB de Sobral - Cervães

Atividades desenvolvidas na
EB1 de Sobral – Cervães

1º período do ano letivo, 2016-2017

Dia Mundial da Água

No dia seis de outubro, os alunos desta escola participaram na atividade destinada a comemorar o Dia Mundial da Água (1 de outubro).
O primeiro ano realizou a experiência “Propagação de sons”, utilizando copos, água e um lápis. Duas alunas, desse ano, bateram com o lápis nos copos que continham água ouvindo-se diferentes sons. Através desta experiência concluiu-se que diferentes quantidades de água transmitem sons diferentes. Alguns alunos tiveram a oportunidade de fazer uma pequena melodia. E que bem que eles tocaram!
A turma dois, constituída pelo segundo e terceiro anos, para tratarem o tema “Flutuação” precisaram de um balde com água, uma tampa de plástico, uma rolha de cortiça, um prego, um clipe, uma lata vazia, uma caixa de plástico, uma cebola e plasticina. Estes matérias após serem colocados na água, espaçadamente, apresentaram diferentes comportamentos, uns flutuaram outros afundaram. No final, aprendeu-se que se um corpo flutua é porque é menos denso que a água, mas se fica em equilíbrio no interior do líquido (não toca no fundo) é porque o corpo tem a mesma densidade da água. Ficou tudo de boca aberta quando a cebola boiou!
Os alunos da turma do terceiro ano demonstraram como é possível “limpar” água, ou seja, como se consegue transformar água poluída em água potável. Para isso utilizaram um garrafão, areia e um pedaço de tecido, que serviu de filtro. Nesta experiência “Filtragem ou depuração” despejou-se água contaminada no garrafão. Passados alguns minutos observou-se que as pingas que caíam na parte de baixo, do mesmo, eram transparentes (limpas). Foi uma surpresa!
Por último, o quarto ano abordou o termo de dissolução. Colocou em quatro copos a mesma quantidade de água e, em cada copo, um material diferente (uma colher de sal, uma de açúcar, outra de arroz e por fim uma de azeite). Os materiais foram misturados na água, verificando-se que o arroz e o azeite não se misturaram, ao contrário do açúcar e do sal, que se dissolveram. No final, estes alunos colocaram aos restantes um enigma “Será possível recuperar o sal e o açúcar?”. É o que se vai descobrir… (Texto elaborado pelos alunos do 4º ano)




Dia mundial da alimentação e alimentação sustentável
No dia catorze do mês de outubro teve lugar uma atividade comemorativa do Dia mundial da alimentação e alimentação sustentável que contou com a participação de todos os alunos do Primeiro ciclo e Jardim de infância do estabelecimento. Acerca desta atividade passa-se a transcrever um texto elaborado pelo professor da turma três do primeiro ciclo: “No dia 14 de outubro, os alunos desta escola participaram ativamente numa atividade de grande relevância para a preservação da memória coletiva e cultural. Tratou-se da feitura da tradicional broa de milho, tomando conhecimento de todo o processo e sendo intervenientes no mesmo. Da desfolhada da espiga ao debulhar, passando por todo o ritual de atar o restolho. Do peneirar até à preparação da massa e posterior cozedura da broa em forno apropriado ao efeito, os nossos alunos se entregaram com alegria. A atividade foi conduzida pela Drª Amélia Gomes, que expôs também um conjunto de utensílios antigos e foi de uma simpatia e generosidade assinaláveis, dialogando com paciência e conhecimento com todas as turmas e meninos do JI. Já com a broa cozida, foi a vez de lhe juntar a marmelada confecionada pelos mais novos e saborear com apetite esta iguaria sem tempo que urge preservar. Desta forma se faz uma escola viva e participada, de mãos dadas com a comunidade e as suas tradições. Uma atividade a repetir em anos posteriores.”.
Para além desta inesquecível atividade, houve lugar a uma exposição sobre utensílios agrícolas relacionados com o milho. Foi possível observar plantas completas de milho, foicinha, medidas antigas para o milho: rasa, meia rasa, quarto de rasa, balança de pratos iguais, o garrafão canastrado, a cabaça e a malga dos trabalhadores do campo. As crianças puderam tocar tudo isto, desfolhar o milho e trabalhar/experimentando debulhar o milho à mão, brincar com o folhato e com a barba do milho. Puderam ainda observar uma menina/colega vestida, com rigor, à camponesa. No final, todo este trabalho deu oportunidade de montar rapidamente outra exposição com o resultado da desfolhada, a qual serviu para aquisição de vocabulário próprio: carocha, folhato, palha(copas), medeiros, barba de milho, caroços, espigas na eira. Em resumo, foi um dia diferente, único e de muitas aprendizagens e diversificadas. Uma verdadeira riqueza cultural!











Uma viagem pela Alimentação saudável


No dia dezassete de outubro, na EB1/JI de Cervães, participámos numa ação de sensibilização sobre o tema ALIMENTAÇÃO. Essa ação foi orientada pela enfermeira Mónica Marinho, mãe de uma aluna deste estabelecimento.
A senhora enfermeira Mónica começou por questionar os alunos sobre o que tinham comido ao pequeno-almoço. Falou da importância desta refeição e dos seus habituais alimentos. Também falou das seis refeições fundamentais
 ao longo do dia incluindo a ceia, como devem ser as refeições e porque temos de comer.
Mostrou um powerpoint sobre a Roda dos alimentos, os sete grupos que a constituem sem esquecer a importância da água que ocupa o centro da Roda dos alimentos e , ainda, das porções de cada grupo recomendadas diariamente. Em cada grupo explicou também o seu valor para o nosso corpo. Aprendemos que há alimentos energéticos, construtores e reguladores do organismo.
Para além de insistir na importância de uma alimentação variada e equilibrada alertou-nos para alguns erros alimentares que prejudicam a nossa saúde.
No final, e para ver quem aprendeu a lição, realizámos alguns jogos divertidos.
Obrigado, à enfermeira Mónica por esta atividade. (texto elaborado pelos alunos do 2º e 3º ano da EB1 de Cervães)



Dia Mundial do Não fumador

No dia 17 de novembro a Encarregada de Educação Mónica Marinho (Enfermeira no Hospital de Guimarães) deslocou-se à nossaescola para, todos juntos, refletirmos sobre os riscos associados ao consumo de tabaco.
Apresentou um PowerPoint onde abordou diversos assuntos, assim como, divulgou as formas mais eficazes para deixar de fumar. Visualizamos, também, um vídeo sobre os danos do fumo e ensinou-nos a canção “Cigarro, não!” para, todos juntos, lutarmos contra o tabaco.
Por fim, aplicamos os novos conhecimentos em jogos educativos.
Foi um dia de reflexão, mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar. 
Nós vamos atuar, vamos sensibilizar, vamos ensinar!


Oficinas intergeracionais
 Uma atividade realizada na escola em parceria com a CLDS de Vila Verde e o Centro Social de Cervães, uma transmissão de saberes dos idosos para as crianças que curiosas e atentas manifestaram colaboração e alegria.
A escola, por sua vez, organizou uma exposição de miniaturas criadas por idoso da localidade. Eis algum registo:





Atividades desenvolvidas reutilizando materiais de desperdício


CHAPÉUS, HÁ MUITOS!
Uma excelente ideia, essa de assinalar o Halloween: um concurso de chapéus alusivos ao tema! A professora Ana (Inglês 3º e 4º Anos) foi a impulsionadora dessa tão criativa atividade. Os alunos aderiram em massa, mobilizando as famílias a criarem uns chapéus com a maior originalidade possível e aplicando materiais de desperdício. O resultado está à vista! Dezenas de chapéus, qual deles o mais horrivelmente belo! Mais uma vez, a partilha entre escola e família a resultar na perfeição! Fica aqui o registo fotográfico.

Também em trabalho de articulação com a docente de Inglês, os alunos do 4º ano, elaboraram trabalhos sobre a reciclagem os quais legendaram em inglês. Os mesmos foram expostos no átrio da escola. Aqui fica algum registo.

 S.Martinho: O aproveitamento de pacotes de leite e tirelas culminou em recipientes para colocar as castanhas e respetivos resíduos. Os mesmos foram decorados com modelos de castanhas contornados, recortados e pintados pelos alunos.



  

A Onda Rosa: A EB1 de Cervães, a exemplo de outras escolas do agrupamento, abraçou a ideia de celebrar a campanha Onda Rosa. Assim, pretendeu-se “colorir” a escola de cor-de-rosa, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa da importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Foi um “intervalo” diferente, onde todos se uniram, com bastante entusiasmo, à causa.





Na horta:
A colheita do linho semeado na escola
O compostor



 Os alfobres








Sem comentários:

Enviar um comentário