segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Jardim de Infância da Loureira

Trabalhos feitos com material reciclado e o ecoponto gigante que fizemos para reciclar tampinhas, embalagens e óleos alimentares.
Os trabalhos foram realizados no âmbito do S. Martinho e no âmbito da preparação para o Dia do Pijama.
Assim foram utilizadas rolhas, papel de revistas, pacotes de leite vazios, coisas da natureza, embalagens dos pacotes de leite  e restos de papeis.



AS 5 FADAS AJUDANTES

Depois de sabermos que em cada casa existe uma Fada Boa e que esta tem cinco Fadas-Ajudantes decidimos também construir estas fadas para colocar ao pé das casinhas. Cá estão elas...

Agora só faltavam as varinhas mágicas para podermos também ter magia e assim afastar a Fada-Diabrete. Arregaçamos as mangas e deitamos mão à obra.


A casa das Fadas

Partindo da história... Resolvemos, cada um, construir uma casinha para as fadas que habitam no nosso Jardim de Infância. Depois de refletirmos no material que podíamos usar na sua confeção, escolhemos pacotes de leite vazios, materiais da natureza e restos de papel que estavam no ecoponto azul. Deram muito trabalho mas ficaram lindas e engraçadas! Vamos conseguir cativar as fadas ajudantes!



Preparando o DIA NACIONAL DO PIJAMA

... de acordo com a causa…
 “UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA”

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança (fez 25 anos, em 2014), logo no seu preâmbulo, diz que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".

Com a Missão Pijama pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando a sociedade e cada um de nós para a necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças.

Juntos podemos deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma de cada vez.

O Jardim de Infância da Loureira, no ano passado, juntou-se a esta grande missão e este ano continua a aderir a este dia para que muito mais crianças possam crescer no seio de família, num ambiente de felicidade, amor e compreensão.

Assumindo esta missão, os meninos e toda a equipa do JI da Loureira exploraram o livro:


Este é o livro da missão pijama, uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família". E foi assim que entramos nesta aventura.

Esta história conta-nos que a Fada dos Dentes não passou em casa de um menino da sala Lilás, o que deixou todos muito preocupados. O que lhe teria acontecido? A Maria, a Milu e o Quincas, personagens desta história, adoravam mistérios e foram tentar perceber o que se tinha passado...

A partir de duas histórias, uma de fadas e outra sobre um relógio de cuco, contadas pela avó Mimosa, descobriram que em cada família há, afinal, uma fada-boa e cinco fadas-ajudantes que apoiavam os pais dos meninos a crescerem bem-educados. Com isto começou, então, uma corrida contra o tempo, na qual participaram, não apenas fadas e meninos, mas um livro secreto, cheiros maravilhosos que chegavam de repente ou uma ave negra que tudo fazia para as crianças se portarem mal. 

É uma história muito bonita e mágica! Fala-nos de fadas que ajudam os pais a educar os filhos da melhor maneira possível, com muito amor e carinho e também porque transmite alguns valores muito importantes:

São eles:

- a importância de crescer numa família, como a Milu estava a crescer na família da Maria, que era a sua família de acolhimento;

- a importância de sermos independentes e de fazermos cada vez mais coisas sozinhos;

- a importância de obedecermos e respeitarmos as decisões dos nossos pais;

- a importância dos pais mostrarem quando não estão contentes com o nosso comportamento;

- e a importância de recebermos abraços como manifestações de amor e carinho (o Quincas dizia que para crescermos precisamos de 12 abraços por dia, ou seja, 4380 abraços por ano!). É o que temos que fazer!


Ponto de RECICLAGEM

É preciso preservar o ambiente em que vivemos. Nós reciclamos e estamos a aprender a refletir sobre a importância de se dar um destino correto ao lixo. Assim, construímos um ecoponto gigante para recolher óleo alimentar, tampinhas e pacotes de leite. Ao fazermos esta ação estamos a ser solidários e cuidar do nosso planeta.

O que os alunos estão aprendendo, levarão para as suas casas, aumentando o nível de consciência sobre os cuidados a ter com os resíduos ou com o lixo.

São Martinho

Para o dia 11 de novembro, dia de S. Martinho, preparámos cartuchos para as castanhas muito engraçados e crachás para os nossos avós, antecipadamente convidados para a comemoração da festa das castanhas.
Esta tradição é uma das celebrações que marcam o Outono, que todos nós adoramos. Assim, durante o período da tarde, apresentámos três canções, depois os alunos de 5 anos desafiaram os seus avós a descobrirem as respostas às adivinhas por eles colocadas  e os alunos de 4 anos declamaram duas quadras alusivas ao dia. Foi uma tarde muito divertida, de satisfação, com muita atividade e convívio.

Podem acompanhar muitas das  atividades no  blogue https://loureiraanimada.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário