sexta-feira, 17 de junho de 2016

Escolas do Concelho de Vila Verde distinguidas com bandeira “Escola + Verde”

Decorreu ao longo das últimas duas semanas, a entrega do galardão Bandeira Verde que distinguiu como Escola + Verde, 14 estabelecimentos de ensino, do Concelho de Vila Verde, que no decurso do ano letivo contribuíram, com as suas atitudes e experiências, para a proteção do ambiente e para a construção da sustentabilidade.
Todas as escolas galardoadas receberam a visita da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social - Dra. Júlia Rodrigues Fernandes, que fez questão de felicitar e agradecer a todos os alunos, professores, assistentes operacionais e restante comunidade envolvida, pelo excelente trabalho realizado em prol do ambiente.
Foram nove as escolas distinguidas com o certificado de Excelente Desempenho Ambiental e respetiva bandeira “Escola + Verde”, nomeadamente: EB Moure e Ribeira do Neiva, EB Ribeira do Neiva, EB/JI Freiriz, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva; EB Nº2 de vila Verde, JI Atães, JI Gême, JI Loureira, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Vila Verde; EB/JI Cervães e JI Oleiros, pertencentes ao Agrupamento de Prado.
Com o certificado de Bom Desempenho Ambiental e bandeira “Escola + Verde”, foram distinguidos cinco estabelecimentos de ensino: a EB Lage, o JI Codessal, do Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva; a EB Nº1 de Prado, do Agrupamento de Prado; a EB/JI Sande e JI Pico de Regalados, do Agrupamento de Vila Verde.
Para além destes prémios foram ainda atribuídos os seguintes diplomas:
Diploma de Escola com maior Poupança de Água do Concelho de Vila Verde: JI de Gême - Agrupamento de Vila Verde - 0,86 m3/aluno.
Diploma de Escola com maior Poupança Energética do Concelho de Vila Verde: EB/JI Freiriz - Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva - 9,60 KW-h/aluno.
Diploma com maior quantidade de Tampinhas recolhidas:
JI de Oleiros – Agrupamento de Escolas de Prado -10,8 kg/aluno.
A Vereadora da Educação, Dra Júlia Rodrigues Fernandes referiu que “ a bandeira “Escola + Verde”, que irá ser hasteada nos respetivos estabelecimentos de ensino premiados, deve ser sinónimo de orgulho e simbolizar um compromisso, com vista a um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Mostrou-se muito satisfeita com o excelente trabalho desenvolvido por todas as escolas e deu os parabéns a todos os envolvidos neste projeto, que tem lançado as bases para um concelho cada vez mais comprometido com as questões ambientais e cada vez mais verde.”
De salientar, que o projeto Escola + Verde, promovido pelo Município de Vila Verde pelo sexto ano consecutivo, abrange os todos os estabelecimentos do Ensino Básico e aos Jardins de Infância do Concelho e pretende ser uma mais-valia para as escolas e para a comunidade em que estão inseridas, promovendo os princípios de responsabilidade social dos alunos, estimulando o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis.



































Sem comentários:

Enviar um comentário