quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EB1 de CERVÃES



Ação de sensibilização


No dia catorze de novembro participámos numa ação de sensibilização subordinada ao tema “Eduque para um Pensamento Verde”.
A ação foi apresentada por dois elementos do município de Vila Verde no âmbito de um Plano de sensibilização ambiental.
Começámos por escutar uma canção do cantor Filipe Pinto sobre o ambiente. Foi bonita!
A Sónia começou por falar em relação aos vários tipos de poluição: atmosférica, terrestre e aquática. Falou, também, sobre as formas de evitar a poluição.
Referiu de forma relevante a importância de uma correta separação dos diferentes detritos pelos vários ecopontos: amarelo para o plástico e metal; azul para o papel e cartão; verde para o vidro e o vermelho para as pilhas e pequenas baterias.
Relacionado com isto, participámos num jogo da separação dos lixos no qual apareceu “O senhor castanho” que representava o lixo comum ou doméstico.
Com base no lixo colocado no Senhor Castanho, a Sónia, partiu para a exploração de benefícios de uma mais pormenorizada seleção dos produtos colocados no lixo comum, pois, para além de poder produzir fertilizante diminui a quantidade de lixo transportado para o aterro sanitário ou para as lixeiras ao ar livre. Para isso, fizemos nova redistribuição do lixo e comprovámos que foi pouco para o lixo comum porque muito serviu para a compostagem.
Ainda relacionado com a compostagem, a Sónia explicou o processo da vermicompostagem e mostrou a cada aluno um recipiente com minhocas no seu trabalho de compostagem.
Para terminar da melhor forma esta “Grande lição” ouvimos uma mensagem do Filipe Pinto para continuarmos motivados a fazer a separação dos detritos. Nós aceitamos de boa vontade o seu conselho, pois somos uma Eco-escola.
Finalmente, dançámos ao som de uma música com acompanhamento gestual e partimos para a sala passando junto de uma maqueta relacionada com a poluição.
Gostámos muito e obrigado pela oportunidade, Sónia(s)!



 Alunos do 4ºano da EB1 de Cervães

Sem comentários:

Enviar um comentário