terça-feira, 6 de março de 2018

Município de Vila Verde apresenta "Vila Verde + Limpo - estratégia para um ambiente melhor"

O Município de Vila Verde está a implementar uma estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável, investindo num conjunto articulado de iniciativas de sensibilização ambiental e de medidas tendentes à construção de um concelho sempre limpo e aprazível para os Vilaverdenses e para quem o visita.
O Projeto Escola + Verde é uma iniciativa do Município de Vila Verde, atualmente implementado em todos os estabelecimentos do 1º ciclo e do pré-escolar do concelho, que tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa valorizando ações de sustentabilidade desenvolvidas por cada escola. Pretende-se fomentar uma nova consciência que sirva de base para um concelho cada vez mais comprometido com as questões ambientais, contribuindo para uma melhor preservação e gestão dos recursos naturais existentes e promovendo a adoção de práticas sustentáveis.
No seguimento da aposta que tem vindo a ser feita ao nível da educação ambiental, vão ter lugar um conjunto de sessões de sensibilização ambiental destinadas aos alunos do 4º ano de escolaridade do concelho de Vila Verde, promovidas pelo município em articulação com o Grupo EcoRede/Rede Ambiente. Esta parceria pressupõe o desenvolvimento de processos educativos que contribuam para a estruturação de uma sociedade sustentável nas suas vertentes económica, social, institucional e ambiental, bem como a salvaguarda da biodiversidade e o equilíbrio dos ciclos naturais.
Nestas sessões o Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, aproveitou para frisar "o papel fundamental das autarquias locais na informação/formação ambiental dos seus munícipes. É com base nesta convicção que a Câmara Municipal de Vila Verde tem vindo, ao longo dos últimos anos, a desenvolver e a dinamizar projetos e iniciativas que procuram contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada."
Realizou-se ontem, dia 5 de março, durante a manhã, na EB Monsenhor Elísio de Araújo, a primeira sessão que contou com participação dos alunos do 4º ano deste estabelecimento de ensino e da EB de Lanhas. Durante a tarde, a sessão teve lugar na EB de Atães e contou também com a participação dos alunos da EB de Aboim da Nóbrega.






Sem comentários:

Enviar um comentário