terça-feira, 28 de março de 2017

EB nº1 de Prado

Oficina sobre os habitats aquáticos
No dia 14 de março realizou-se uma Oficina sobre os Habitats aquáticos, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, dirigida aos alunos/as do 4º ano da EB nº1 de Prado. Nesta atividade a Engª. Sílvia Morim, técnica do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, abordou os seguintes conceitos: ciclo da água, distribuição da água no Planeta, ecossistemas aquáticos, biodiversidade aquática, fontes de contaminação da água e avaliação da qualidade da água. Mais de 70% da superfície da Terra está coberta de água, mas apenas uma pequena porção está associada às áreas continentais que o homem habita. Da água existente nas áreas continentais, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo ou é água subterrânea, difícil de utilizar. A água é um recurso natural essencial à vida que deve ser preservada.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes, participou na iniciativa e congratulou-se com a participação das crianças: “quero dar-vos os parabéns pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito da Escola + Verde e apelo a que continuem a preservar o ambiente, transmitindo todos os novos conhecimentos que adquirirem aos vossos familiares e amigos, incentivando-os a reciclar para que desta forma possamos reduzir a quantidade de lixo que é encaminhada para os cursos de água e estes por sua vez para os oceanos.”
Durante a atividade os alunos/as tiveram a oportunidade de conhecer, tocar, ouvir e sentir diversos seres vivos que existem nos ecossistemas presentes nas zonas costeiras rochosas, isto é, os animais e as algas que surgem justo às praias rochosas de Vila do Conde, destacando-se o ouriço do mar, a estrela do mar, búzios, cracas, mexilhões, lapas, percebes, anémonas, ovos de tubarão e de raia, algas verdes, castanhas e vermelhas.


















Sem comentários:

Enviar um comentário