terça-feira, 22 de março de 2016

DIA DA ÁRVORE E DIA MUNDIAL DA POESIA

“ A POESIA DAS ÁRVORES" 

O município de Vila Verde comemorou , ontem pela manhã , o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia com um conjunto de iniciativas de caráter lúdico e pedagógico que envolveu um grupo com cerca de duas dezenas crianças que se encontram em atividades no Programa de Férias de Páscoa «Férias + igual», promovido por esta entidade, e contou com a presença da Vereadora da Educação - Dra. Júlia Fernandes e do Vereador do Ambiente - Dr. Patrício Araújo. 
O objetivo destas comemorações é, para além da promoção da leitura, sensibilizar os mais novos para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores no que concerne ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar das populações. 
Esta ação, intitulada "A Poesia das Árvores" , pretendeu demonstrar o equilíbrio perfeito entre natureza e poesia, pois em contacto direto com o ambiente as crianças fizeram a ligação a o mundo imaginário da poesia e demonstraram o papel relevante da leitura, consolidado através da plantação de árvores com adubo especial , declamação de poemas e jogos de rimas. Saliente -se, ainda, a colaboração empenhada e ativa de várias entidades na concretização desta atividade e na realização de demonstrações da sua ação no terreno. 
De referir, que esta iniciativa se enquadra no conceito de Cidade Educadora que entende a cidade como um território educativo, com todos os espaços funcionando como agentes pedagógicos, educando continuamente todos os cidadãos, favorecendo a liberdade de expressão e a diversidade cultural . O Município de Vila Verde tem vindo a desenvolver e a dinamizar projetos e atividades que procuram contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada, pois as autarquias têm um papel imprescindível na (in)formação ambiental dos seus munícipes. A aprendizagem dos direitos e deveres que nos assistem enquanto cidadãos, permite identificar as vantagens individuais e coletivas resultantes dos comportamentos de sustentabilidade. 

















Sem comentários:

Enviar um comentário