terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VILA VERDE MUNICÍPIO EDUCADOR - Iniciativa “Semana da Floresta Autóctone”

O Município de Vila Verde assinalou a Semana da Floresta Autóctone com atividades diversificadas ao longo de vários dias. Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger.
Com esta «iniciativa simbólica», o Município pretende incutir nos mais jovens a vontade de preservar a floresta, dar a conhecer as plantas autóctones do país e as mais abundantes do concelho, colocando as crianças em contacto direto com o património natural de Vila Verde.

Ação de Reflorestação

No dia 25 de novembro realizou-se, uma ação de Reflorestação em Prado S. Miguel, com a participação da EB1/JI de Sabariz.Cerca de 40 alunos subiram ao monte e plantarem perto de duas centenas de árvores. O entusiasmo dos mais jovens era grande, não só pelo facto de puderem usufruir de um contacto direto com a natureza num dia de sol, mas também porque puderam pelo próprio punho plantar árvores e deixar assim o seu legado numa zona em reflorestação neste momento.


 




 

Exposição “Incêndios” Centro Escolar MEA

As crianças ficaram a conhecer um dos perigos maiores perigos das nossas florestas – os INCÊNDIOS, com uma exposição de imagens expostas no átrio do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo.



Demonstrações

Em simultâneo várias entidades como os Sapadores florestais, a equipa municipal de intervenção florestal, os GIPS da GNR, os Bombeiros de Vila Verde e uma equipa de fogo controlado do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas fizeram uma pequena demonstração daquilo que é realizado no terreno.





  

Exposição “Incêndios” Centro Escolar de Prado 

No dia 27 de novembro foi a vez das crianças do Centro Escolar de Prado ficarem a conhecer um dos perigos maiores perigos das nossas florestas – os INCÊNDIOS, com uma exposição de imagens.
 

 
 
Demonstrações
Os alunos tiveram, ainda, oportunidade de assistir a demonstrações da ação no terreno com a participação de várias entidades como os Sapadores florestais, a equipa municipal de intervenção florestal, os GIPS da GNR, os Bombeiros de Vila Verde e uma equipa de fogo controlado do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.



  
 
 
Workshop sobre Reflorestação
Na EB1 da Lage (Veiga) realizou-se um Workshop Sobre Reflorestação a cargo de Bernardo Markovsky, do movimento Terra Queimada. Este Workshop, integrado na semana da floresta autóctone, tem como objetivo promover nos alunos o gosto pela floresta, através da tomada de consciência do papel ativo que podem ter na reflorestação das áreas ardidas.
O Workshop consistiu na demonstração de uma técnica de sementeira de plantas autóctones criada por Masanobu Fukuoka, com sucesso comprovado por todo o mundo.
As crianças tiveram oportunidade de aprender uma nova técnica de sementeira para reflorestação, envolvendo em barro as bolotas e outras sementes gramíneas e herbáceas, criando uma bola protetora da semente, que quando tiver condições irá germinar e originar novos carvalhos.
Brevemente as crianças terão oportunidade de lançar as "bolas" no monte de Prado S. Miguel.
 




Conhecer melhor a nossa Floresta
No Centro Escolar da Ribeira do Neiva realizou-se uma palestra dinamizada por António Vivas, técnico do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Esta sessão teve como principal objetivo alertar os mais novos para a importância do ordenamento florestal e preservação ambiental (Perigos para a Floresta).
O Clube da proteção Civil da Ribeira do Neiva também fez uma intervenção sobre os riscos de incêndios para a floresta.

 

 

Obrigada a todos pela colaboração!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário