quinta-feira, 9 de junho de 2022

Centro Escolar de Vila Verde

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação no CEVV

Nos dias de hoje, faz cada vez mais sentido, incutir desde cedo nas nossas crianças, hábitos de vida e de alimentação saudáveis. Por esse motivo, e tendo como referência o subtema do projeto educativo do agrupamento “Todos contam”, o CEVV não podia deixar de assinalar o “Dia Mundial da Alimentação” realizando várias atividades, bastante diversificadas e de grande interesse pedagógico.

Os mais pequeninos puseram mãos à obra, participando na confeção de um saboroso pão artesanal e num doce de maçã delicioso, partilhado posteriormente com os colegas do 1º ciclo. Houve a elaboração de inúmeras ementas saudáveis, escrita/exploração de poemas e de histórias, realização de pesquisas e como resultado surgiram diversos trabalhos criativos, que se encontram expostos em vários locais da escola.








Diretor da Braval visita Centro Escolar de Vila Verde



A descoberta do destino de alguns dos resíduos depositados diariamente nos ecopontos motivou o encontro entre o Diretor Geral Executivo da Braval, e os alunos de todas as turmas do 2.º ano do Centro Escolar de Vila Verde.

Pedro Machado, dirigente da empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos no Baixo Cávado, explicou aos alunos como funciona a Braval e os municípios que integra. O convidado lembrou, ainda, a importância da reciclagem e dos 3 R’s (reduzir, reutilizar, reciclar). Durante 90 minutos, os estudantes tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e partilhar conhecimentos, num ambiente muito interativo.

No final da sessão, os alunos do 2.º A apresentaram o cartaz “A família da reciclagem: Nós contamos contigo!”, onde se expõem os diferentes ecopontos e regras de separação. O cartaz foi ilustrado pelos alunos e produzido com materiais reutilizáveis. Houve ainda tempo para apresentar a música “Proteger a natureza”, adaptada, cantada e coreografada pela turma.

A iniciativa aconteceu na sequência do projeto de estágio de Patrícia Ferraz, estudante de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho.

O trabalho está a ser desenvolvido com a turma do 2.ºA, mas dada a importância do tema, a sessão estendeu-se a todos os alunos deste ano letivo.

O ponto de partida para o projeto da jovem estudante foi a obra “Maria Botelha, a garrafa aventureira”, de Pedro Seromenho, onde se aborda o tema da reciclagem.

Deste projeto resultou já um questionário, elaborado pela turma, e que permitiu aos alunos investigar os hábitos de reciclagem de alguns vilaverdenses. Entre os inquiridos estiveram membros da comunidade escolar e familiares dos estudantes.




















Carnaval 

Desfile de Carnaval do CEVV faz apelo à PAZ.

O desfile de Carnaval do Centro Escolar de Vila Verde realizou-se, nesta segunda-feira, e pautou-se por inúmeras mensagens de apelo à PAZ.

Alunos, professores, assistentes operacionais e alunos da Escola Secundária, integraram o cortejo que percorreu o espaço interior e exterior do recinto do CEVV, alinhados ao som de um grupo de bombos, criado momentos antes, que integrou professores, assistentes da AAAF e da CAF.

Brevemente, o CEVV pretende de forma especial voltar a sensibilizar para a PAZ.


















Brinquedos e Brincadeiras

As crianças do Grupo 1/ EPE21, da Escola Básica n.º 2 Vila Verde (Centro Escolar de Vila Verde) desenvolveram um trabalho denominado “Brinquedos e Brincadeiras”, no âmbito do projeto da mestranda em Educação de Infância da Universidade do Minho, Andreia Couto.

De outubro de 2021 a janeiro de 2022, a estagiária Andreia Couto desenvolveu diversas atividades (em equipa com a Educadora da sala e a respetiva Assistente Operacional), respeitando sempre os direitos das crianças, dando especial atenção ao direito a brincar (artigo 31 /convenção dos Direitos das Crianças), na pedagogia-em-participação.

Este projeto passou por várias fases, nas quais a voz da criança foi sempre uma prioridade, contando também com o envolvimento parental.

No final deste projeto foi realizada uma visita de estudo à Casa do Brinquedo e da Brincadeira, em Vila Verde, e terminou com uma exposição, na qual foram apresentados diversos trabalhos realizados pelas crianças, documentados com fotografias e narrativas das crianças, destacando-se o envolvimento parental.











Parceria entre o CEVV e a Universidade do Minho

Crianças do Pré-Escolar lançam-se à descoberta da Terra


A Terra” é o nome do projeto que marcou a dinâmica Pré-Escolar das vinte e duas crianças do grupo 4/EP24, da Escola Básica n.º 2 Vila Verde (Centro Escolar de Vila Verde), nos últimos quatro meses. As atividades foram impulsionadas pela educadora Inês Saldanha e ganharam ritmo com a intervenção de duas estagiárias do mestrado em Educação Básica, Patrícia Ferraz e Manuela Cunha, da Universidade do Minho.

O ponto de partida foi o poema “Mãe e Pai, Irmão e Irmã”, presente na obra “Eu, nós e os outros”, de José Pedro Mésseder. Na história, as personagens são comparadas a elementos do universo, o que despertou a curiosidade das crianças em saber mais sobre a Terra.

Numa primeira fase, a educadora explorou os movimentos de rotação e translação do planeta, através de jogos e filmes infantis.

Seguiu-se um vasto leque de atividades, propostas pelas alunas de mestrado. Guiados pela obra “Terra! Planeta Fantástico” de Stacy Mcanulty, as crianças exploraram a forma e superfície do planeta.

Um dos momentos mais surpreendentes do projeto fica a dever-se aos vulcões. As crianças tiveram oportunidade de simular uma erupção vulcânica e construir diferentes vulcões com pasta de modelar. A atividade foi recriada, em ambiente familiar, com os modelos previamente criados na escola.

A água foi um dos principais elementos em estudo, dada a preponderância na constituição do planeta. As crianças exploraram o ciclo da água através de uma maquete a três dimensões, fizeram atividades experimentais com gelo e construíram bonecos de neve com materiais recicláveis.

A literatura para a infância voltou a coordenar a descoberta do planeta. Desta vez, num olhar atento sobre os oceanos, importância e constituição, através da obra “Oceano! Sempre na onda” de Stacy Mcanulty. Cruzando a biodiversidade da fauna marinha com aprendizagens matemáticas, as crianças realizaram um jogo, onde foi possível conhecer diferentes tipos de peixes. A realidade deu forma aos saberes, através da observação de peixes num aquário.

Numa abordagem prática e realista dos temas, em estudo, as crianças envolveram-se em várias experiências: distinguiram água doce de água salgada, verificaram a capacidade de flutuação de alguns objetos e construíram barcos em plasticina com os pais.

Mas um dos momentos de maior consciencialização ambiental surgiu com a obra “Será o mar o meu lugar?” de Sarah Roberts, através da qual as crianças foram desafiadas a reconhecer as causas e consequências da poluição dos oceanos, uma realidade preocupante que urge ser revertida, desde as gerações mais jovens.

Para isso, as crianças aprenderam a reciclar e reutilizaram materiais na construção de tartarugas, uma das personagens da história.

Já em janeiro, as crianças saíram à rua para colorir as sargetas do recinto exterior do Centro Escolar. Uma iniciativa que visa alargar a temática ambiental à comunidade escolar e chamar à atenção para o impacto da contaminação das águas e risco da poluição marinha.

A última viagem pedagógica deste projeto fica marcada pela obra “Vamos ajudar a Terra” de Julian Lennon e Bart Davis. O livro motivou uma discussão em torno dos comportamentos a adotar para tornar a Terra um planeta mais sustentável.

A jornada culminou com a criação de um livro, da autoria de todas as crianças. “Como ajudar o planeta Terra” é o nome da obra que agrega as principais conclusões e mensagens visuais, retidas pelo grupo, após todas as atividades. A experiência foi partilhada com crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Centro Escolar.

Com a tónica na preocupação ambiental, educadora e estagiárias uniram-se em prol de uma aprendizagem holística, cruzando diferentes áreas: área do Conhecimento do Mundo, Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação.

Mais do que estimular as competências cognitivas e pedagógicas das crianças, o projeto lançou convites para a construção de uma sociedade ambientalmente mais justa e sustentável. É, pelo menos, esta a convicção da educadora Inês Saldanha e das jovens estudantes-estagiárias, Patrícia Ferraz e Manuela Cunha, que levam desta experiência uma contribuição valiosa para a formação académica.














Sem comentários:

Enviar um comentário