quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

EB Sobral

Atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Escola + Verde EB1 / JI de Sobral – Cervães 2021/22 (1º período) 

• Dia Mundial da Alimentação

 No âmbito da Alimentação saudável e sustentável cada sala explorou o tema desenvolvendo diferentes modalidades: foi explorada a pirâmide alimentar, a roda da alimentação, desenharam uma refeição saudável, desenharam caras e usaram alimentos para fazer os olhos, nariz, orelhas, cabelo, colares, etc.. Foi também confecionada gelatina para todos os alunos que foi complementada com fruta laminada oferecida pelo Pingo Doce e pela Associação de Pais.











• Outono

Sobre a estação do outono, criou-se um painel coletivo no espaço exterior do coberto e em cada sala, esta época, foi explorada ao nível dos alunos através de textos, de canções, da pintura de gravuras e elaboração de trabalhos aplicando materiais da natureza, palhinha e rolos de papel higiénico.








• S. Martinho

O S. Martinho foi celebrado com o habitual magusto havendo antes um pequeno momento musical. Cada sala elaborou um recipiente para as castanhas utilizando pacotes de leite que cada um decorou livremente. Em conjunto com o ATL foi elaborado um painel com a Maria Castanha decorada em casa com materiais de desperdício.





• Global Action Day

No dia do Eco- Escolas, realizou-se uma atividades diferenciada: foi dinamizada na Biblioteca uma história chamada “O rio em perigo” que abordava a problemática da poluição nos rios e as suas consequências para a vida dos seus habitantes. Na exploração desta história foi aplicada uma APP - Plickers fruto da formação que alguns professores da escola estão a fazer no âmbito das Competências Digitais. Para além desta atividade foi também reunido o Conselho Eco-Escolas onde os alunos recordaram a importância do seu papel na divulgação dos ensinamentos sobre ecologia obtidos na escola a toda a comunidade educativa, nomeadamente nas famílias. Procedeu-se também à habitual limpeza dos espaços.






• Semana da floresta Autóctone

Na semana da floresta autóctone, realizaram-se algumas atividades relacionadas com o tema. A escola participou, mais uma vez, no concurso lançado pelo Município “A maior castanha e a maior folha de castanheiro” tendo ficado em 2º lugar na maior castanha.



• Natal

Com a aproximação do Natal, a Escola, mais uma vez teve presente a política dos 5 R’s. O Pai natal foi construído com pneus bem como a árvore de natal e as famílias foram convidadas a fazer enfeites para a árvore utilizando materiais ecológicos.

O painel coletivo foi elaborado também com materiais reutilizáveis: a árvore foi feita com revistas, anjos e estrelas com rolos de papel higiénico e pinheirinhos com rolhas de cortiça.



As janelas da escola foram decoradas com estrelas feitas de máscaras reutilizadas e utilizamos sacos do pão para decorar o interior com estrelas gigantes.



Cada turma confecionou também um enfeite de Natal ecológico para levar para casa uma vez que, como Eco-escola que somos, temos o dever de transmitir à família e à comunidade os valores que aprendemos na escola, nomeadamente o dever de proteger e preservar o Ambiente.

Rolhas


Rolos de papel higiénico 

 





Revistas e pacotes de leite



Garrafas de plástico





































Sem comentários:

Enviar um comentário