segunda-feira, 26 de abril de 2021

EB/JI Sobral Cervães

A EB/JI Sobral Cervães assinalou o "Global Action Days"

A EB1 /JI de Sobral – Cervães, comemorou no dia 22 de abril, o Global Action Days, dia inteiramente dedicado a atividades no âmbito da sustentabilidade do Planeta em muitos dos seus domínios. Este dia abarcou o desenvolvimento de atividades e adoção de compromissos no âmbito da participação do Programa Eco – Escolas da ABAE e Projeto Escola + Verde do Município.

Oportunidade também, comemorando-se o Dia Mundial da Terra, de serem abordados de forma lúdica e prática, conteúdos muito importantes para a sensibilização dos nossos alunos. Assim, nesta sequência, realizaram-se as seguintes atividades:

- Visita partilha de atividade com a turma do terceiro ano: a biodiversidade, incorporando uma exposição de ninhos elaborados a partir de reutilização de desperdícios e recursos da Natureza. Participar na elaboração de um ninho.

-Visita e partilha de atividade com a turma do quarto ano alusiva às energias renováveis. Observação de powerpoint, exposições de maquetes, exposição informativa sobre o tema e manuseamento de caleidoscópio.

- Plantação de azevinhos no espaço exterior/público circundante da escola pelos alunos do primeiro ano.

-Transplantação de ervas aromáticas no espaço da horta escolar e de framboesas no espaço do pomar escolar pelos alunos do primeiro ano.

-Visita e partilha com a turma do segundo ano subordinada ao tema germinação do feijão: realização de experiência, observação de vídeo elaborado pela turma e entoação da canção “Proteger a Natureza”. Ainda o envolvimento dos alunos na elaboração de espantalhos reutilizando materiais de desperdício.

-Participação partilha em workshop de experiências sobre a Água, realizadas pelas várias turmas do Jardim de infância: o xilofone da água; os líquidos não se misturam e magia da Água; propriedades e caraterísticas da Água. Entoação de cantiga sobre este bem precioso!

-Debate sobre compromissos a assumir na conservação do Planeta e proteção e tratamento das plantações realizadas na escola.

A finalizar, em espaço de sala de aula, os alunos representaram de forma icónica o que mais gostaram de realizar/participar neste dia.

Foi um dia a recordar, não só pelo envolvimento e participação ativa dos alunos, sendo estes os principais protagonistas das atividades, mas também pela consciencialização de que se prepara e sensibiliza cada Criança para uma Cidadania escolar, social e ambiental mais sustentáveis.                                                                                        






 



Sem comentários:

Enviar um comentário