terça-feira, 6 de abril de 2021

EB1/JI CERVÃES

Páscoa



Carnaval



Ábaco com tampinhas




Registos de um trabalho sobre a água.

Pode ser uma ilustração de flor
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma ilustração
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma ilustração
Pode ser uma ilustração

Natureza






Mesmo em tempo online surgem as propostas ambiciosas, mas que sempre têm resposta. Desta vez, foi a Educação Literária que esteve na base destas sugestões.
Assim, a turma do 2º ano, como em todos os anos letivos, são trabalhadas as estações do ano. Este ano, deu-se início a partir da leitura do texto “Sol mascarado de chuva”. Depois com o poema “Inverno”, fizemos a aclamação do poema, chuva de ideias e frases relativas a esta época. No surgimento deste trabalho contínuo foi pedido aos alunos para construírem um cenário de “Conto de fadas de Inverno” a partir da reutilização de uma caixa de sapatos e diversos materiais reciclados, não deixando de recorrer às técnicas de desenho, pintura, recorte e colagem, para a elaboração dos elementos decorativos.". Eis o resultado.



A turma do 3º ano, aderiu a um projeto de Fantoches, no âmbito da Educação Literária. Após a análise, os meninos receberam e aceitaram muito bem a ideia de realizarem fantoches com materiais de desperdício, cumprindo em simultâneo, as metas da participação no Projeto Escola + Verde e Programa Eco- Escolas. O professor enviou alguns vídeos e os alunos elaboraram as propostas que acharam mais interessantes. Com eles, foi criada uma peça que, entretanto, será representada na turma.


Na turma do 4º ano, a obra “A maior flor do mundo” de José Saramago serviu de partida para a elaboração de flores dos mais variados materiais, tamanhos e feitios. Segue o resultado.



A EB1/JI de Cervães participou numa visita virtual ao ZOO de Lisboa durante a semana de 15 a 19 de março.

Cada turma organizou a sua participação conforme a sua disponibilidade.
Assim, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com a realidade Zoo e enriquecer os seus conhecimentos em torno do tema “Floresta, suporte de vida!”.
Vamos partilhar convosco o que conseguimos aprender.
- Sobre o Tigre aprendemos que são animais solitários. As suas riscas servem para camuflagem e que precisa de sombra para poder caçar. São animais muito sensíveis ao cheiro e por isso, junto ao espaço do tigre existe com alguma abundância uma planta que se chama alecrim. Este é utilizado também para aromatizar a comida. Ficou o conselho de que uma forma de proteger a floresta é plantar árvores.
- Acerca do Coala, é um animal mamífero, marsupial (as suas mamas encontram-se na bolsa, marsúpio), desloca-se nas árvores e passam grande parte da sua vida nos troncos das árvores. O coala não bebe, come as folhas e retira delas a água que precisa. O coala macho marca o seu território, tem uma glândula que deita cheiro e agarra-se muito às árvores. No Zoo tem trezentas espécies de coalas e diferentes espécies de eucalipto. Ficou o conselho de que é importante conservar as espécies para proteger a diversidade.
- O urso formigueiro (papa formigas) come cerca de trinta mil (30000) formigas por dia com a sua língua de cerca de 50/ 60 centímetros. São originários da América do Sul mais propriamente da floresta tropical do Brasil. O urso formigueiro é um animal carnívoro e mamífero, podendo atingir 40 quilogramas de peso máximo. As suas crias andam 2 anos às costas da mãe e só depois é que vão para a Natureza. É um animal que não tem dentes, mas tem garras que servem para destruir os formigueiros para os comer e ainda para se defenderem e disputarem o alimento. No Zoo, o tratador dá-lhe uma papa com proteínas que substitui as formigas. Essa papa é colocada num tudo para que o urso formigueiro possa estimular a língua a comer tal como estivesse a comer um formigueiro. No Zoo de Lisboa apenas há uma cria que poderá viver cerca de 30 anos.
- O Siamango, é uma espécie de gorila, o seu pelo é preto e pode viver cerca de 40 anos. Tem uma espécie de saco na garganta que enche e esvazia como um balão produzindo muitos sons diferentes uns dos outros. É um animal que se alimenta principalmente de vegetais e frutos.





Barcos de papel com dobragens e corações em origami com aproveitamento de papel.
Vários alunos estiveram envolvidos nestes trabalhos.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de texto
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de interiores
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de texto que diz "REDMI NOTE 6 PRO MI DUAL CAMERA"
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de interiores
Pode ser uma imagem de criança e interiores
Pode ser uma imagem de interiores
Pode ser uma imagem de criança, em pé e interiores
Pode ser uma imagem de criança e interiores
Pode ser uma imagem de texto que diz "SHOT ON REDMI 7 AI DUAL CAMERA"
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de texto que diz "REDMI NOTE 6 PRO MI DUAL CAMERA"
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.



Pode ser uma imagem de 2 pessoas e interiores





Proposta de trabalho para elaboração de robôs


















Sem comentários:

Enviar um comentário