Assim, a turma do 2º ano, como em todos os anos letivos, são trabalhadas as estações do ano. Este ano, deu-se início a partir da leitura do texto “Sol mascarado de chuva”. Depois com o poema “Inverno”, fizemos a aclamação do poema, chuva de ideias e frases relativas a esta época. No surgimento deste trabalho contínuo foi pedido aos alunos para construírem um cenário de “Conto de fadas de Inverno” a partir da reutilização de uma caixa de sapatos e diversos materiais reciclados, não deixando de recorrer às técnicas de desenho, pintura, recorte e colagem, para a elaboração dos elementos decorativos.". Eis o resultado.
A turma do 3º ano, aderiu a um projeto de Fantoches, no âmbito da Educação Literária. Após a análise, os meninos receberam e aceitaram muito bem a ideia de realizarem fantoches com materiais de desperdício, cumprindo em simultâneo, as metas da participação no Projeto Escola + Verde e Programa Eco- Escolas. O professor enviou alguns vídeos e os alunos elaboraram as propostas que acharam mais interessantes. Com eles, foi criada uma peça que, entretanto, será representada na turma.
Na turma do 4º ano, a obra “A maior flor do mundo” de José Saramago serviu de partida para a elaboração de flores dos mais variados materiais, tamanhos e feitios. Segue o resultado.
A EB1/JI de Cervães participou numa visita virtual ao ZOO de Lisboa durante a semana de 15 a 19 de março.
Cada turma organizou a sua participação conforme a sua disponibilidade.
Assim, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com a realidade Zoo e enriquecer os seus conhecimentos em torno do tema “Floresta, suporte de vida!”.
Vamos partilhar convosco o que conseguimos aprender.
- Sobre o Tigre aprendemos que são animais solitários. As suas riscas servem para camuflagem e que precisa de sombra para poder caçar. São animais muito sensíveis ao cheiro e por isso, junto ao espaço do tigre existe com alguma abundância uma planta que se chama alecrim. Este é utilizado também para aromatizar a comida. Ficou o conselho de que uma forma de proteger a floresta é plantar árvores.
- Acerca do Coala, é um animal mamífero, marsupial (as suas mamas encontram-se na bolsa, marsúpio), desloca-se nas árvores e passam grande parte da sua vida nos troncos das árvores. O coala não bebe, come as folhas e retira delas a água que precisa. O coala macho marca o seu território, tem uma glândula que deita cheiro e agarra-se muito às árvores. No Zoo tem trezentas espécies de coalas e diferentes espécies de eucalipto. Ficou o conselho de que é importante conservar as espécies para proteger a diversidade.
- O urso formigueiro (papa formigas) come cerca de trinta mil (30000) formigas por dia com a sua língua de cerca de 50/ 60 centímetros. São originários da América do Sul mais propriamente da floresta tropical do Brasil. O urso formigueiro é um animal carnívoro e mamífero, podendo atingir 40 quilogramas de peso máximo. As suas crias andam 2 anos às costas da mãe e só depois é que vão para a Natureza. É um animal que não tem dentes, mas tem garras que servem para destruir os formigueiros para os comer e ainda para se defenderem e disputarem o alimento. No Zoo, o tratador dá-lhe uma papa com proteínas que substitui as formigas. Essa papa é colocada num tudo para que o urso formigueiro possa estimular a língua a comer tal como estivesse a comer um formigueiro. No Zoo de Lisboa apenas há uma cria que poderá viver cerca de 30 anos.
- O Siamango, é uma espécie de gorila, o seu pelo é preto e pode viver cerca de 40 anos. Tem uma espécie de saco na garganta que enche e esvazia como um balão produzindo muitos sons diferentes uns dos outros. É um animal que se alimenta principalmente de vegetais e frutos.
Barcos de papel com dobragens e corações em origami com aproveitamento de papel.
Vários alunos estiveram envolvidos nestes trabalhos.
Proposta de trabalho para elaboração de robôs
Sem comentários:
Enviar um comentário