terça-feira, 26 de novembro de 2019

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Alunos da Escola Básica de Barbudo assistiram a uma demonstração de meios de combate a incêndios florestais




A Escola Básica e Jardim de Infância de Barbudo acolheu,ontem, 20 novembro, uma Demonstração de meios de prevenção e combate a incêndios florestais, atividade integrada na programação da comemoração da Semana da Floresta Autóctone.
Para realizar a demonstração uniram-se a esta iniciativa a equipa de Fogo Controlado do ICNF, Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR, equipa de Sapadores Florestais, os Bombeiros de Vila Verde e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).
Patrício Araújo, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, esteve presente na iniciativa juntamente com a Vereadora da Educação, Júlia Fernandes.
O autarca começou por explicar aos mais pequenos cada uma das funções das equipas ali presentes, alertando para a importância da prevenção e combate a incêndios florestais.
O Vereador aproveitou para referir que «o trabalho destes homens que aqui estão é absolutamente fundamental. Hoje todos vocês terão a oportunidade de observar e perceber como funcionam os meios de combate a incêndios».
«É importante que os mais novos tenham contacto, desde cedo, com a realidade destes profissionais. Este tipo de ações previne, com certeza, eventuais riscos em situações reais», ressaltou
A Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, quis deixar uma mensagem de incentivo aos mais pequenos, encorajando-os a adotarem «medidas preventivas contra incêndios» no seu dia a dia.
«é muito importante que tenhamos consciência dos perigos que os incêndios representam para o ambiente e para estes profissionais que põem a sua vida em risco em prol da população e do planeta», afirmou

Alunos experimentar utensílios de combate a incêndios
Depois da introdução, chegou o momento de deixar a pequenada em êxtase. Esta é uma das atividades que cria mais entusiasmo junto da comunidade escolar, dada a grande curiosidade dos alunos em saber como é que os incêndios são, de facto, combatidos.
Os responsáveis das entidades ali presentes começaram por explicar os instrumentos que costumam usar durante as suas intervenções no terreno, demonstrando, na prática, a sua utilidade.
A verdadeira euforia chegou quando os profissionais ligaram os veículos de combate e os alunos puderam entrar, apitar e até ligar as mangueiras.
Foi uma manhã recheada de conhecimento e, sobretudo, muita animação.
Município de Vila Verde, 21.11.2019

GALERIA FOTOGRÁFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário