segunda-feira, 25 de novembro de 2019

EB de Sobral – Cervães



Atividades desenvolvidas na
EB1 de Sobral – Cervães
1º período do ano letivo, 2019-2020


Há vários anos que é tradição, em outubro, comemorar o Dia do Idoso numa parceria entre a EB1/JI de Sobral – Cervães e o Centro Social e Paroquial de Cervães. Esta convivência intergeracional convida os alunos desta escola a participarem na atividade e fazendo algo para apresentar aos idosos, utentes do centro. Assim, antecipadamente, alguns prepararam uma pequena dinâmica, outros participam na elaboração de algum presente para lhe ofertar. Este ano houve lugar a uma canção em inglês, a declamação de um poema jogral e um trabalho para cada idoso. Este elaborou-se com reutilização de materiais de desperdício, pois sendo uma Eco- escola fazemos aproveitamento, poupamos dinheiro e ativa-se a criatividade com o objetivo de ser sempre diferente do ano anterior. Assim foi! Tivemos, também, a oferta de rosas vermelhas, pela mãe de uma aluna, e a confeção de queques de coco, cujos ingredientes foram concedidos pelos pais dos alunos do Jardim de infância. Foi, como habitualmente, uma atividade partilhada e muito agradável!
E eis alguns registos:






No dia dezasseis de outubro teve lugar mais uma comemoração do Dia mundial da Alimentação e Alimentação sustentável que contou com a colaboração/ articulação de elementos da Associação de Pais e Assistentes operacionais que apresentaram uma atividade “Comer com criatividade”. Em cada sala, a temática foi explorada pelo professor titular de modo a fomentar o reconhecimento de uma alimentação saudável e sustentável.
Mais tarde, em horário combinado, lá apareceu o “Ovo com batatas fritas”. Claro que era o esperado, mas a sua representação foi realmente saudável: iogurte, pêssego, pêra e maçã, o que provocou aos olhos dos alunos enorme espanto, mas também agrado na sua degustação. Esta experiência demonstrou que uma diferente apresentação da fruta faz com que mais alunos a apreciem. Foi mesmo divertido!




Com os alunos do JI, a educadora Paula Ferreira e Filomena Cruz dinamizaram atividades em torno de um “Frigorífico saudável” construído com cartão e pintado por alunos do JI. Antes de encher o frigorífico, as crianças seriaram alimentos por famílias e colocando-os, de seguida, no frigorífico nas devidas prateleiras.






Atividades desenvolvidas reutilizando materiais de desperdício

O outono: Com a chegada desta época do ano, tenta-se dar largas à imaginação e criar um espaço para a representar. Assim:
Com folhas e casca de árvores e as mãos de cada aluno.



Com rolhas de cortiça a representação de cachos de uvas e as folhas naturais das videiras.

A carimbagem com rolhas de cortiça e cotonetes.


Organização de um mural na parede do coberto. 


O Dia da Onda Rosa no JI.

Tradições dos nossos avós, uma atividade que integra o Programa da Rota das colheitas do Município de Vila Verde e que este ano desenvolveu o tema “Tradições dos nossos avós: o ciclo do pão de milho e as tecedeiras de Cervães”. Os alunos, em contexto de sala de aula e em família, pesquisaram acerca desta tradição cultural, elaboraram textos e cartazes, criaram poesia e experimentaram a arte de tecer em teares feitos com cartão – reutilização de materiais.
Tiveram a oportunidade de visitar uma exposição que esteve patente no Centro social, durante três dias, onde puderam visualizar diferentes peças de tecelagem, utensílios usados no processo e ainda, a presença de uma tecedeira a trabalhar ao vivo no seu tear, enriqueceu esta visita. Foi emocionante e agradecemos a orientação sempre calma e minuciosa da Doutora Maria Amélia que tudo continua a fazer para esta articulação de saberes.







S.Martinho: O aproveitamento de pacotes de leite e tirelas culminou em recipientes para colocar as castanhas e respetivos resíduos. Ora vejam… 
 



No dia do magusto realizou-se o nosso Global Action Days no âmbito do Programa Eco-Escolas e integrando também o Projeto Escola + Verde.
É, como habitualmente, um dia completo com diferentes atividades dando aso a aprendizagens que se querem participadas para que os alunos adquiram hábitos de comportamentos saudáveis face ao planeta Terra.
Como um dos temas base do Programa é o tema Resíduos tentámos dar ênfase ao mesmo e desenvolver atividades diferenciadas para os dois níveis de ensino, 1º ciclo e Pré-escolar, respeitando a faixa etária e o nível base de conhecimentos.
No 1º ciclo, começámos por projetar a frase “Separar está nas tuas mãos!” e fizemos a exploração de questões como “Reciclar, porquê?; “Reciclar como?”; “Reciclar o quê?”; “Reciclar onde?” e ainda a análise de vantagens da reciclagem e regras da deposição de detritos, apresentando os três principais mini ecopontos e ainda, um para o lixo orgânico. Este foi elaborado com reaproveitamento de embalagem e pintado pelas crianças da sala dos cinco anos, do JI.
Depois foi apresentado um cartaz alusivo à política dos 5 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar o qual foi explorado quanto ao significado de cada termo e importância da sua aplicação. Relativamente a esta política elaborou-se um cartaz para afixar em local acessível aos encarregados de educação.
Seguidamente, foi o momento de recreio didático resolvendo um crucigrama aplicando uma pilha de palavras relacionadas com o processo da reciclagem e a separação de um saco de lixo pelos diferentes ecopontos apresentados.
Quase na fase final, os alunos do Conselho Eco- Escolas, ostentaram uma leitura dramatizada e cantada de poema “Proteger a Natureza”. Foi um momento bonito!
Para terminar, o grupo de alunos e professores que participaram na festa da entrega do Galardão em Guimarães, fizeram uma exposição das emoções sentidas nesse dia e festejaram com os colegas o recebimento da Bandeira Verde Eco- Escolas e respetivo diploma com uma prolongada salva de palmas.
Com as crianças do JI, iniciámos com a projeção/vídeo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto- Mundo a Reciclar” seguida de uma demonstração participada de separação de vários detritos pelos respetivos ecopontos alertando para a importância desta tarefa quer na escola quer em casa. Para terminar, os alunos do Conselho Eco- Escolas, apresentaram mais uma vez o seu poema dramatizado/ cantado “Proteger a Natureza”.
Também se fez a limpeza dos lixos encontrados no espaço envolvente da escola e espaço circundante.
Foi um dia diferente, mas sempre positivo pela envolvência ativa da comunidade escolar!
Eis alguns registos:






O processo da reciclagem também se estende à disciplina de Inglês com a professora Susana Mendes que propôs aos alunos a elaboração de bolos de aniversário reaproveitando materiais. Os mesmos foram aplicados na aula para exposição e desenvolvimento da oralidade. Apresentamos algumas “obras de arte”.








Sem comentários:

Enviar um comentário