CULINÁRIA
A Educação Ambiental e a Alimentação Saudável estão associadas ao despertar de bons hábitos na educação pré-escolar. A criança como elemento ativo no processo de construção do conhecimento aprende pela ação e envolver as crianças na culinária foi uma forma de lhe permitir contactar com outros alimentos e criar hábitos de alimentação saudável.
A atividade “culinária” surgiu da junção de motivações, interesses e vontade de cativar e envolver as crianças na sua própria aprendizagem. Com estas atividades as crianças aprendem a partilhar experiências, saberes e sabores. Os aromas, as cores, as texturas, as formas e o processo de misturar os ingredientes experienciando, questionando e observando o resultado final, contribuiu para a sua aprendizagem.
Para além da sopa com as couves e as abóboras da horta, os sumos com as laranjas da laranjeira e as saladas, confecionamos bolos e doces tradicionais alusivos às festividades.
RECICLAGEM
As Artes Visuais são meios que enriquecem as possibilidades de expressão e comunicação das crianças. À medida que as crianças se foram apropriando de instrumentos e técnicas, utilizaram os materiais de desperdício que traziam de casa para construírem jogos didáticos, brinquedos e outros objetos alusivos a diferentes temas.
FILIPE E O PLANETA LIMPO
O
boneco Filipe é mais um elemento na nossa sala que nos acompanha na
leitura do livro “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”. O Livro de
Educação Ambiental, desafia as crianças a conhecer os recantos e
encantos da floresta, cruzando- se com os seus simpáticos
habitantes, as mais diversas criaturas da natureza, e percebendo, na
primeira voz, o impacto negativo das más ações humanas na
existência e na sobrevivência de todos os seres vivos.
A
exploração do livro Planeta limpo de Filipe Pinto foi uma atividade
programada pelo departamento pré-escolar e visava os seguintes
objetivos do Projeto Educativo: implicar as famílias na promoção
de posturas corretas e das atitudes dos alunos face às aprendizagens
necessárias ao sucesso educativo; melhorar o comportamento dos
alunos (autocontrolo; cooperação; assertividade); diversificar
metodologias de ensino/aprendizagem; desenvolvimento da consciência
cívica;
Os
registos em anexo, são exemplos de algumas atividades realizadas.
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