sexta-feira, 5 de abril de 2019

EB de FREIRIZ

A Páscoa está a chegar!



Com ajuda dos nossos pais fizemos algumas casas para os passarinhos fazerem os seus ninhos. Esperamos que eles gostem!






O dia da Árvore foi assinalado com a plantação de uma macieira no nosso recreio. Cantamos uma canção e declamamos quadras alusivas à árvore. 


Aproveitamos ainda para plantar morangueiros e limpar os canteiros. 



Trabalhos na horta biológica


Com os dias a aquecer e a primavera a"bater à porta" aproveitamos para fazer plantações da época na nossa hortinha biológica. 
As cebolas, o alho francês, os bróculos, as favas, as alfaces ... já estão crescidinhos. 







Agora é altura das cenouras, tomates, pepinos, pimentos, beringelas, curgetes...


 Regar e tirar ervas daninhas...

Dia do Pai

O Dia  Pai foi assinalado com diversas atividades de leitura, escrita e no domínio das artes visuais.
A partir de materiais de desperdício, os alunos construíram cartões personalizados com mensagens alusivas aos seus pais, suportes para fotografias e porta-chaves.
















Atividade do pré-escolar



CARNAVAL

Construção de máscaras a partir de caixas de ovos.


“Profissões extintas” foi o tema do nosso desfile de carnaval. Trajados de acordo com o tema, os alunos foram retratos vivos da faina de outrora: ardinas, pastores, ceifeiras, lavadeiras, varinas, polícias sinaleiros…

O tema foi explorado na sala de aula, a partir de pesquisas efetuadas pelos alunos, sendo relevante a tomada de conhecimento do trabalho manual que existia então e da evolução ocorrida, pela introdução das máquinas, até aos dias de hoje.

Como já é habitual contou-se com o empenho e colaboração dos pais e encarregados de educação que, com bom gosto e originalidade, aproveitando materiais velhos, vestiram os alunos com rigor, quer na indumentária, quer nos objetos, antigos e em desuso, utilizados em algumas das profissões extintas.
Foi um dia em que se partilhou a boa disposição e alegria com os mais velhos e com os mais pequeninos e se coloriu e alegrou as ruas da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário