quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

EB FREIRIZ

O outono chegou!

Cantar de Reis

No passado dia 7, os alunos do 1º ciclo e crianças do JI, docentes e assistentes operacionais, fazendo jus à tradição, foram cantar os reis  nas casas da freguesia e no Centro Social, aos mais idosos do Lar e aos mais pequeninos da creche, desejando, assim, a todos Boas Festas e um Bom Ano!
Esta atividade foi preparada em articulação com a docente da Atividade de Enriquecimento Curricular, Atividades Lúdicas e Expressivas, no ensaio da canção de reis e na confeção de coroas com materiais de desperdício. Os pais colaboraram com a construção de alguns instrumentos.





Foi uma ação muito enriquecedora por proporcionar um encontro intergeracional e, simultaneamente, enraizar, nas nossas crianças, o gosto e o conhecimento das tradições do nosso país.

NATAL

O Natal está a chegar e na escola esta quadra foi sendo anunciada ao longo do mês de dezembro com motivos de Natal, elaborados pelos Pais e Encarregados de Educação com materiais de despedício, os trabalhos dos alunos, as cartas ao Pai Natal, os postais de Natal, os ensaios para a festa de Natal. 








 






SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Recolha de folhas de castanheiro  e de castanhas para participação no concurso
 " A maior folha e a maior castanha"

Plantação de azevinho no dia da floresta autóctone

Foram efetuadas pesquisas e construído um  painel sobre a fauna e flora da nossa região, destacando-se as espécies ameaçadas ou em vias de extinção.
Participação numa das atividades mais especiais do programa da floresta autóctone - a libertação de uma águia de asa redonda.
Este momento contou com a presença do Subdiretor do agrupamento, presidente da Junta de Freguesia e algumas entidades da Câmara Municipal de Vila Verde. 
 O senhor vereador do ambiente falou sobre a floresta autóctone e da sua importância para o equilíbrio ambiental. 

 O técnico do Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda- Gerês informou que esta águia, conhecida como Buteo-comum, com cerca de um ano, foi encontrada na Póvoa de Lanhoso, debilitada, provavelmente por ter consumido algum animal envenenado, tendo sido levada para o centro para ser tratada. 


Tal como todos os animais selvagens que são tratados naquele centro, “é chegada hora” de regressar à natureza, à floresta, à sua “casa ou habitat”. 
O entusiasmo e alegria foi visível no momento de libertação da águia. 

O tema foi desenvolvido e debatido transversalmente e propiciou, aos alunos, o alargamento do conhecimento da fauna e flora autóctone, assim como da consciência cívica e ambiental.

Sementeiras na hortinha

Iniciamos os trabalhos na nossa horta. Removeu-se a terra, adubou-se com adubo natural  e plantamos produtos da época. 
Preparamos um cantinho na horta para as ervas aromáticas


 








O outono chegou!



O dia Mundial da Alimentação foi assinalado com a confeção de um lanche da manhã saudável “espetada de gelatina e fruta”. 

Nos dias anteriores, os alunos foram desafiados a efetuarem pesquisas sobre os benefícios do consumo diário de fruta. Com a colaboração dos pais contruiram, em tecido, o seu fruto preferido e elaboraram  uma ementa saudável para o almoço do dia 16 de Outubro.







Sem comentários:

Enviar um comentário