segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

ATIVIDADE "DO LIXO SE FAZ MÚSICA", NA ESCOLA BÁSICA DE BARBUDO

A Escola Básica de Barbudo acolheu, a iniciativa "Do lixo se faz música", integrada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, desenvolvida pela Braval.

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira esteve  presente nesta atividade, a qual contou também com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, e do Vereador do Ambiente Dr. Patrício Araújo, em representação do Município de Vila Verde.
Este projeto tem como principal objetivo criar, por toda a Europa, uma série de ações sobre a prevenção de resíduos.
Este ano, “Tempo de Desintoxicar” foi o tema escolhido para encorajar a reflexão sobre a prevenção de resíduos perigosos, assim como promover ações que estimulem a redução ou reciclagem de resíduos: combate ao desperdício alimentar, redução da utilização de embalagens, promoção da separação de resíduos, etc.
Ângela Ferreira afirmou que «Enquanto governo tentamos sensibilizar a população e a comunidade escolar para a proteção do ambiente para a mudança de hábitos que todos temos que ter, nomeadamente no uso dos plásticos e dos materiais mais difíceis de reciclar.»
Na sua perspetiva «As crianças são os melhores veículos para esta mudança de atitude e mudança de hábitos. Toda a geração que hoje tem 18 anos tem a preocupação de reciclar, portanto é importante começarmos a sensibilizar os meninos desde cedo.»
Para a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, «é junto dos mais novos que nós conseguimos mudar hábitos. Sabemos que os adultos têm muito mais dificuldade para mudar comportamentos.»
«Muito do lixo que vai parar à Braval é lixo que ainda podia ser reciclado e, portanto, deveria estar nos ecopontos. Embora Vila Verde esteja com bons indicadores a esse nível, ainda temos muito caminho a percorrer. O projeto Escola + Verde é um bom exemplo do trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos.», referiu a autarca

Alunos aprenderam a fazer do lixo... música!
Paulo Coelho trouxe até aos alunos da EB de Barbudo uma outra perspetiva da utilização do lixo.
Reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, fazendo música. Em economia de recursos, o formador e professor de música, usa plásticos, cartões e muitos outros objetos para criar sons e ritmos amigos do ambiente.
Júlia Fernandes deu os parabéns à Braval pela implementação do projeto «vê-se que a iniciativa está a motivar imenso os nossos alunos, basta observar o comportamento deles. É um projeto que, de facto, consegue conciliar toda esta questão de reutilização dos materiais aliado à música, que é sempre uma área artística que os cativa imenso.»
Pedro Machado, Diretor da Braval, referiu que «este ano tivemos mais de sessenta ações no âmbito deste projeto. Percebemos que era importante chegarmos aos nossos maiores atores que são as crianças, e temos a certeza que só através delas conseguimos mudar mentalidades em termos de reciclagem e reutilização de resíduos.»
Durante uma hora e meia os alunos estiveram em êxtase e de olhos postos nos objetos musicais que, até hoje, consideravam apenas lixo.
Esta iniciativa contou, ainda, com a presença do Vereador do Desporto e do Ambiente da Câmara de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, do Presidente do Concelho Administrativo da Braval, Dr. Rui Morais, do Presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. Alberto Rodrigues e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria.










Sem comentários:

Enviar um comentário