sexta-feira, 30 de novembro de 2018

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Alunos da EB e JI de Turiz puseram as "mãos na massa" na Demonstração de meios de prevenção e combate a incêndios florestais

A EB de Turiz acolheu uma Demonstração de meios de prevenção e combate a incêndios florestais, terceira atividade integrante da programação da Semana da Floresta Autóctone.
No dia em que se celebra o Dia Nacional do Pijama, a criançada esteve vestida a rigor e o entusiasmo foi ainda maior do que o esperado.
Para realizar a demonstração uniram-se a esta iniciativa a equipa de Prevenção Estrutural do ICNF da Região de Braga, Grupo de Intervenção, Proteçãoe Socorro da GNR, duas equipas de Sapadores Florestais, os Bombeiros de Vila Verde e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal.

Patrício Araújo: «O trabalho destes homens que aqui estão é absolutamente fundamental»
O Vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Dr. Patrício Araújo, esteve a representar o Município de Vila Verde e deu uma importante e dinâmica "aula" aos mais pequenos.
O autarca explicou aos alunos a função de cada uma das entidades de combate ali presentes, sublinhado a sua importância e a necessidade de cada uma das áreas de intervenção.
Já muito conhecedoras, as crianças foram respondendo acertadamente às questões que lhes foram sendo colocadas acerca das árvores autóctones e das árvores de espécies invasoras.
Patrício Araújo aproveitou para ressaltar «O trabalho destes homens que aqui estão é absolutamente fundamental. Hoje todos vocês terão a oportunidade de observar e perceber como funcionam os meios de combate a incêndios».
«É importante que os mais novos tenham contacto, desde cedo, com a realidade destes profissionais. Este tipo de ações previne, com certeza, eventuais riscos em situações reais», referiu o vereador

Funcionamento dos meios de combate - Alunos puseram as "mãos na massa"
Depois da introdução do Dr. Patrício Araújo, chegou o momento de deixar a pequenada em êxtase.
Os responsáveis das entidades ali presentes começaram por explicar os instrumentos que costumam usar durante as suas intervenções no terreno, demonstrando, na prática, a sua utilidade.
A verdadeira euforia chegou quando os profissionais ligaram os veículos de combate e os alunos puderam entrar, apitar e até ligar as mangueiras.
Foi uma manhã memorável, onde até São Pedro deu tréguas e ajudou no sucesso da atividade.

















Sem comentários:

Enviar um comentário