segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE – Palestra sobre “Regeneração e Biodiversidade” assinala Dia Mundial da Ciência

No âmbito da Semana da Floresta Autóctone promovida pelo Município de Vila Verde realizou-se, na Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde, a Palestra “Regeneração e Biodiversidade”. Esta iniciativa foi promovida no dia 24 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Ciência, e com a qual se pretendeu abordara temática da preservação da biodiversidade autóctone.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, presidiu à abertura desta palestra que foi conduzida por 3 oradores onde abordaram os seguintes temas: Regeneração de áreas ardidas, tema abordado pelo Symbiose viveiros; as Espécies invasoras de charcos e zonas húmidas, abordado por Jael Palhas do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e o tema Preservação das variedades agrícolas locais, que foi apresentado por Raul Rodrigues, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Nesta palestra foi focada a importância da biodiversidade autóctone tanto ao nível florestal, como ao nível das variedades agrícolas locais. Também foi feito um alerta em relação à temática da regeneração florestal, após a passagem dos incêndios e em relação à degradação de charcos e zonas húmidas causadas pela presença de espécies exóticas invasoras que ameaçam a biodiversidade autóctone.
Com estes temas pretendeu-se, ainda, alertar as populações e as entidades locais para a necessidade de fomentar a preservação da biodiversidade local, sendo que ao mesmo tempo se estará a promover o desenvolvimento económico da região, o turismo, a cultura e a tradição Minhota.




GALERIA FOTOGRÁFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário