quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Semana da Floresta Autóctone comemora-se de 23 a 30 de Novembro com actividades para toda a população

"A semana da Floresta Autóctone está de regresso a Vila Verde entre 23 e 30 de Novembro com um conjunto de actividades, sobretudo dirigidas para as escolas, mas com um programa alargado a toda a população. A Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, destaca as duas acções de reflorestação, em Sabariz e Prado S. Miguel e uma tertúlia na cervejaria Letra com degustação de cogumelos. «A ideia é sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger», frisou a Vereadora. As escolas são desafiadas a encontrar a maior folha de amieiro e participar no concurso organizado pelo Município.
O dia 23 fica marcado com uma acção de reflorestação em Prado S. Miguel pelos alunos da escola básica de Gême, logo pela manhã. No dia 24, em parceria com a REN, há «Os Heróis de Toda a Espécie» na Escola Básica nº2 de Vila Verde (09h00) e na Escola Básica da Lage (15h00). Dia 25, com a colaboração do SEPNA da GNR e de Lúcia Pereira, os alunos da EB Monsenhor Elísio Araújo são sensibilizados para a importância da floresta autóctone.

DiA 26 (17h30) há “Conversas da Letra” sobre “Os Sobreiros não vivem sós” com Francisca Rodrigues dos Reis, do Centro de Biologia Funcional de Plantas da Universidade do Minho com uma degustação de cogumelos associada. Nesse mesmo dia, os interessados podem percorrer o Trilho da Nóbrega. Dia 27, a partir das 08h30 começa a caminhada ambiental pela zona ribeirinha entre o Homem e o Cávado com saída de autocarro junto da Câmara.

Dia 28 de Novembro, a partir das 09h30, na Escola Básica de Cabanelas há uma demonstração/exposição de meios com a participação dos Sapadores Florestais, Equipa Municipal de Intervenção Florestal, GIPS da GNR, Bombeiros de Vila Verde e Equipa de fogo controlado do ICNF. No dia seguinte, o ICNF faz uma palestra, às 10h00, na Escola Profissional, intitulada “Conhecer Melhor a Nossa Floresta”. A 30 de Novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, na Escola Secundária de Vila Verde, a partir das 10h00 há apresentação do boletim comemorativo e do Projecto Rios. A semana termina com uma acção de reflorestação em Sabariz com os alunos da EB 2/3 de Vila Verde".
P.A.P. (CP 9420)
ovilaverdense@gmail.com
Fonte: O Vilaverdense

Sem comentários:

Enviar um comentário