quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

“Heróis de toda a espécie” tornou alunos do Centro Escolar de Prado verdadeiros embaixadores da importância da biodiversidade

A REN – Redes Energéticas Nacionais, juntamente com a Quercus, arrancou esta semana com o programa "Heróis de toda a espécie", que tem como objectivo sensibilizar os mais novos para a importância da protecção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.
Esta tarde, o programa foi levado até aos 100 alunos do Centro Escolar de Prado que ficaram rendidos à iniciativa. O azevinho, o sobreiro, o medronheiro, a cegonha preta, o lobo ibérico e a águia de bonelli tornaram-se os heróis da história, numa acção que conta com uma abordagem dinâmica e interactiva e que pretende, sobretudo, tornar os mais pequenos verdadeiros embaixadores da importância da biodiversidade.

«É uma iniciativa muito louvável», começou por referir José António Peixoto, Director do Agrupamento de Escolas de Prado, ressalvando que a acção «foi feita de uma forma que dificilmente as crianças vão esquecer. Além disso, superou claramente as minhas expectativas». «Estas crianças hoje saem daqui com uma sensibilização reforçada», acrescentou.

Na sessão também marcou presença o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, que admitiu sentir-se «muito feliz» com a realização da iniciativa. «Acho que temos mesmo de começar pelos mais novos porque serão eles os melhores portadores das mensagens. Eles serão os nossos melhores embaixadores na protecção destas espécies em vias de extinção», vincou. O autarca adiantou ainda ter lançado o repto à REN para que a apresentação do programa passasse noutras escolas do Concelho, no entanto, não é possível devido aos custos que estão envolvidos com a dinamizadora do programa. «Optamos por um Centro Escolar que tem, de facto, muitos alunos. Assim acabamos por sensibilizar um maior número de crianças», explicou.

Júlia Fernandes, Vereadora da Educação achou a iniciativa «fantástica». «É uma forma de reforçar estas parcerias. Enquanto Município temos feito um reforço ambiental com o projecto Escola +Verde e temos insistido em comportamentos ambientais. Por isso, este é de facto, um reforço desse trabalho. A REN e a Quercus fizeram um bom trabalho e ensinaram de forma lúdica e através da brincadeira o que acho que resulta imenso. Acredito que é uma actividade que dará bons frutos», rematou.
Fonte: Jornal o Vilaverdense










Sem comentários:

Enviar um comentário