A
exposição fotográfica “A Nossa Floresta” , patente até final do mês na
Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde, marcou o arranque de uma
semana dedicada à Floresta Autóctone que contempla um vasto conjunto de
actividades relacionadas com o ambiente e a floresta. Enquadrada nestas
comemorações decorreu, hoje, no Centro Escolar Monsenhor Elísio de
Araújo, mais uma acção de sensibilização intitulada «Eduque para um
Pensamento Verde», que contou com a presença da Vereadora da Educação,
Júlia Fernandes, o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo e a Direcção do
Agrupamento de Escolas de Vila Verde.Alertar para as problemáticas ambientais é necessário e urgente, de forma a que os comportamentos e atitudes perante o ambiente sejam modificados, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Tal como referiu a Vereadora da Educação, as crianças «são o “soldado”, que travará esta batalha contra os maus comportamentos perante o ambiente e são elas que levarão esta mensagem junto dos pais e restantes familiares. As nossas crianças são os nossos principais aliados para espalhar estas sementes de protecção e conservação das nossas florestas, realçando a sua importância económica e ambiental».
Neste âmbito, o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, elucidou as crianças sobre o significado da palavra «Autóctone», mencionando alguns exemplos das espécies autóctones, tais como, pinheiro, oliveira, azevinho, entre outras. Realçou ainda a importância da preservação e conservação das florestas naturais.
"Eduque para um pensamento Verde" é uma iniciativa integrada no projecto Escola + Verde, que está ser levada a cabo por duas estagiárias do município de Vila Verde e tem percorrido todas as escolas do Concelho, sensibilizando os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo para atitudes responsáveis de protecção ambiental.
Sem comentários:
Enviar um comentário