segunda-feira, 24 de novembro de 2014

«Eduque para um pensamento verde» - Centro Escolar Monsenhor Elísio de Araújo

A exposição fotográfica “A Nossa Floresta” , patente até final do mês na Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde, marcou o arranque de uma semana dedicada à Floresta Autóctone que contempla um vasto conjunto de actividades relacionadas com o ambiente e a floresta. Enquadrada nestas comemorações decorreu, hoje, no Centro Escolar Monsenhor Elísio de Araújo, mais uma acção de sensibilização intitulada «Eduque para um Pensamento Verde», que contou com a presença da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo e a Direcção do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Alertar para as problemáticas ambientais é necessário e urgente, de forma a que os comportamentos e atitudes perante o ambiente sejam modificados, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Tal como referiu a Vereadora da Educação, as crianças «são o “soldado”, que travará esta batalha contra os maus comportamentos perante o ambiente e são elas que levarão esta mensagem junto dos pais e restantes familiares. As nossas crianças são os nossos principais aliados para espalhar estas sementes de protecção e conservação das nossas florestas, realçando a sua importância económica e ambiental».
Neste âmbito, o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, elucidou as crianças sobre o significado da palavra «Autóctone», mencionando alguns exemplos das espécies autóctones, tais como, pinheiro, oliveira, azevinho, entre outras. Realçou ainda a importância da preservação e conservação das florestas naturais.
"Eduque para um pensamento Verde" é uma iniciativa integrada no projecto Escola + Verde, que está ser levada a cabo por duas estagiárias do município de Vila Verde e tem percorrido todas as escolas do Concelho, sensibilizando os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo para atitudes responsáveis de protecção ambiental.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário