quinta-feira, 19 de junho de 2014

EB1 da Lage

 Atividades/experiências 

 

Trabalhos do 2.ºA

Poupar é o que está a dar!






A água devemos POUPAR para o AMBIENTE AJUDAR...

Visita de Estudo à Braval

No passado dia 10 de março as turmas do 3.ºA e 2.º/3.ºB visitaram a Braval. Nessa tarde aprendemos muito sobre o lixo que produzimos. APRENDEMOS que DEVEMOS SEPARAR o LIXO para PROTEGERMOS o AMBIENTE...

Na sala de aula, os alunos da Turma 2.º/3.ºB registaram as aprendizagens, eis alguns trabalhos:
Ana Carolina 2.ºB


Ana Carolina 3.ºB

Encontro/Workshop com a escritora Fernanda Botelho

No passado dia 26 de fevereiro a escritora Fernanda Botelho veio à nossa escola, proporcionando-nos inúmeros momentos de aprendizagem e divertimento...

Fernanda Botelho
 Biografia

Fernanda Botelho nasceu na Tojeira, concelho de Sintra, em 1959 e, com 17 anos, viajou para Londres, onde iniciou e concluiu a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estudou ainda pedagogia Waldorf e fotografia, tendo realizado vários cursos sobre plantas medicinais. Membro da Herb Society UK desde 1997, regressou a Portugal aos 37 anos e desenvolveu diversos projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco-Escolas, para o qual organizou ateliers sobre plantas aromáticas e medicinais.
Colaboradora de revistas e sítios virtuais, bem como autora do blogue www.malvasilvestre.blogspot.com, estudou literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos. Mais tarde, publicou As Plantas e a Saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como duas agendas: uma de plantas medicinais em 2010 e outra sobre árvores e arbustos no ano seguinte. No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.

 Bibliografia

Ana Carolina 2.ºB
Uma horta ecológica onde não há lugar para adubos químicos, uma piscina em que a limpeza da água não depende do cloro, e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, são o cenário ideal para a aventura da Sara, da Maria, da Carolina e do Rodrigo, quatro amigos de palmo e meio que partem à descoberta da natureza. Por entre a delicadeza e o rigor científico das aguarelas de Sara Simões, os nossos protagonistas ficam a saber que as plantas - sejam elas legumes, flores, árvores ou frutos - têm nomes, apelidos e até famílias, tratando-se umas às outras em caso de doença. Os homens, conta-nos o texto de Fernanda Botelho, podem também usufruir das propriedades medicinais das plantas e preparar inclusive receitas deliciosas com elas. Salada de Flores inclui, afinal, um pequeno guia elucidativo feito à medida de pais e de professores, embora as suas páginas se dirijam sobretudo aos mais novos, revelando-lhes de forma sempre divertida um pouco do poder encantatório da natureza.



Ana Carolina 3.ºB

Depois da publicação de Salada de Flores, um livro muito primaveril com hortas biológicas de morangos, borragem, campos coloridos e plantas medicinais, chega agora à quinta ecológica da Sara uma nova história, Sementes à Solta, onde se reencontram amigos, pais e avós. Entre conversas e colheitas, o Rodrigo, a Maria, a Carolina e também a Sara enchem os cestos com presentes outonais e celebram o ritmo das estações, a dança do tempo e a troca das sementes, num convívio alegre repleto de pratos deliciosos e saudáveis. Esta é mais uma história de colheitas, partilhas e receitas, com uma viagem ao mundo das plantas para aprender mais alguns conceitos úteis e ecológicos.


Atividades realizadas no Natal com aproveitamento de material de desperdício 

Turma 2/3 B

Workshop sobre Reflorestação – 28 de novembro


Na EB1 da Lage (Veiga) realizou-se um Workshop sobre Reflorestação a cargo de Bernardo Markovsky, do movimento Terra Queimada. Este Workshop, integrado na semana da floresta autóctone, teve como objetivo promover nos alunos o gosto pela floresta, através da tomada de consciência do papel ativo que podem ter na reflorestação das áreas ardidas.
O Workshop consistiu na demonstração de uma técnica de sementeira de plantas autóctones criada por Masanobu Fukuoka, com sucesso comprovado por todo o mundo.
As crianças tiveram oportunidade de aprender uma nova técnica de sementeira para reflorestação, envolvendo em barro as bolotas e outras sementes gramíneas e herbáceas, criando uma bola protetora da semente, que quando tiver condições irá germinar e originar novos carvalhos.


 

Palestra "Sustentabilidade ambiental"

Ontem, dia 20 de novembro, assistimos à palestra "Sustentabilidade ambiental", promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde e dirigida pelas Dr.ªs Cátia e Daniela, da empresa Masterlevel, de Prado, que apresentaram um painel técnico isolante com excelentes prestações para a construção, CORETECH.
Esta atividade está integrada no projeto "Escola + Verde" e pretende sensibilizar para a sustentabilidade.
Queremos mudar mentalidades, por favor assistam ao filme que se segue...

E já agora oiçam a canção e TOCA a RECICLAR.
No final da palestra fomos convidados a participar num concurso. Fizemos um desenho alusivo à reciclagem e ficamos habilitados a um Tablet...
Eis os artistas.
Turma 2.º A
                                                                    Trabalho coletivo



Turma 2.º/3.º B
Ana Carolina - 3.ºano
Rafael - 2.ºano

A nossa escola é uma "ESCOLA+VERDE"!

No âmbito do projeto "ESCOLA+VERDE" já foram desenvolvidas algumas atividades...

Construção de ecopontos.
Recolha das águas da chuva.
Construção de instrumentos musicais, Turma 2.º A.




Sem comentários:

Enviar um comentário