quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Atividades - Centro Escolar Moure


Partilhamos algumas atividades desenvolvidas em Moure, durante o 1º Período, no âmbito do projeto Escola+ Verde, Horta Escolar em parceria com o 2º ciclo. Estas atividades encontram-se ainda na página do Agrupamento.

Fomos de novo à horta…

Redescobrir processos de cultivo
Dia doze fomos à horta,

Ensinaram-nos a semear
Primeiro, abrimos os regos
Para o composto orgânico deitar.





Após o terreno estar preparado
   Começamos a semear as ervilhas

Tapamos bem com a terra
O dia correu às mil maravilhas!
Turma C do 2º Ano

Fomos de novo à horta…

No dia dez deste mês, segunda - feira, voltamos à horta.
Foi muito divertido porque, desta vez, fomos dar de comer às minhocas. Todos os alunos estavam inquietos e receosos porque era a primeira vez que isto acontecia.
As minhocas estavam na cama, assim se chama o local onde elas fazem adubo biológico, que é o mesmo que estrume. A professora explicou – nos que elas têm que estar na humidade, mas não em demasia. A cama foi remexida para ver se tinham muita ou pouca humidade. Aqui nós pudemos pegar nelas e verificar que são inofensivas. Ficamos felizes porque elas rabiavam nas nossas mãos, mas todos queriam experimentar a sensação. E assim foi! Eram muito irrequietas. Umas gordas, outras mais delgadas, umas pequenas, outras maiores, mas todas queriam fugir para a chamada cama que é composta por cascas de alimentos que não sejam ácidos e borras de café que têm a função de secar um pouco a humidade. Nós demos de comer às minhocas para que elas se reproduzam e, produzam o tal adubo biológico que ajuda a crescer as plantas. Por fim colocámos tiras de jornal para secar e aquecer um pouco a cama e finalmente cobrimos com cartão.
Foi muito divertido e todos gostámos desta experiência. Também tivemos oportunidade de ver outras formas de produzir adubos que não prejudicam a saúde, como a pilha e a compostagem.
Por fim, demos uma volta pela horta e vimos os morangueiros já com flor, alface, cebolinho, alho francês…tudo que nós e outras turmas já semearam.
Ficamos a conhecer a planta da cana - de - açúcar que não conhecíamos.
É bom estar na horta. É estar mais próximo da natureza.
Aprendemos sempre algo de novo e descontrai.
3º Ano Turma C




















Plantação de morangueiros na horta
Adorados por muitos, os morangos são um dos frutos mais apetecidos e dos mais fáceis de plantar e cultivar quer seja numa área de terra extensa, quer seja num vaso na varanda.
O morangueiro é uma herbácea perene, rasteira e de pequeno porte. Para colhermos os melhores e os mais saborosos dos morangos, as plantas necessitam de muito sol direto.
Escolhido que foi o local de cultivo, foi necessário preparar a terra, no sentido de verificar se esta não continha qualquer tipo de ervas daninhas, larvas ou doenças do solo. Depois, fertilizamos o solo com adubo orgânico, produzido através da compostagem e, formamos as “camas” para em seguida, cobrirmos com plástico. Este sistema de cobertura chama-se “mulch” que não é mais do que cobrir o solo para preservar a humidade e a temperatura da terra, controlar ervas daninhas e manter a fruta limpa.
A turma C do 3.º ano, sob a observação atenta da professora, fez as medições e marcações no plástico, para abrir os orifícios e aí plantar os morangueiros.
No dia seguinte, a turma do 2.º C, abriu os buracos no plástico e plantou quase a totalidade dos morangueiros, tendo depois a nossa turma terminado a tarefa.
Os nossos morangueiros são considerados os de dias curtos, porque são plantados de outubro a janeiro e dão fruto entre março e junho.
Aguardamos que cresçam fortes e vigorosos porque nos deliciamos com a experiência…

CEF de Jardinagem e Espaços Verde, 1.ºano







Ida à horta


Na passada segunda-feira a nossa turma (2º ano B) foi para a horta. Estivemos a preparar a cama para as minhocas- tipo americano, que produzem estrume biológico. Forrou-se uma grande caixa com plástico preto, colocou-se cartão no fundo e rasgamos folhas de jornais a preto e branco para nelas deitarmos, as minhocas, que estavam muito apertadas e com excesso de humidade em pequenas caixas.
     As minhocas e o vermicomposto onde elas se encontravam foram espalhados na caixa e deitamos por cima borras de café. Que rico petisco pra minhocas!
     Era preciso alimento para as minhocas! Fomos então apanhar couves velhas, cortamo-las e deitamo-las sobre o vermicomposto da caixa.
     Por fim, para as minhocas ficarem quentinhas cobrimos com cartões e embrulhamos a caixa com o plástico preto. Tarefa terminada!
     Foi uma aula muito interessante!

2.ºB e Clube de Hortofloricultura










 

Voltamos à horta!

Fomos de novo para a horta,
Uns, para cebolinho e segurelha semear,
Nos tabuleiros germinantes
E com muito cuidado regar!

Outros, prepararam o solo
Com composto a adubar,
Para semente de favas e de alhos
Nos regos se colocar.

2º Ano - B



 








3.º B colabora com o CEF na manutenção da horta e relvados

 

A nossa turma, durante duas semanas por mês, veste a fatiota de jardineiros e lá vai muito contente colaborar com os alunos da turma CEF de Jardinagem e Espaços Verdes. Na última aula estivemos a recolher a folhagem e os ramos da poda dos plátanos.
Parecíamos formigas a carregar os ramos, enquanto outros apanhavam folhas.

Quando chegámos à sala tivemos vontade de fazer uma quadra para dizermos o quão divertido é aprender a fazer e a ser.


Hoje fomos à horta,
Que divertido é aprender,
Nós queremos crescer,
A saber fazer!
                                                                                                                                  A turma 3º B


 



 Novembro 2011









 Dezembro 2011




4º C



Sem comentários:

Enviar um comentário